..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Homem que gravou vídeo cortando dedo de Nego Bau semanas antes dele morrer no AC é preso e confessa crime

Homem que gravou vídeo cortando dedo de Nego Bau semanas antes dele morrer no AC é preso e confessa crime

Delegado diz que ele confirmou que decepou dedo de Nego Bau, mas que não teve intenção de matá-lo. Prisão foi feita nessa segunda-feira (11) em comércio na Avenida Antônio da Rocha Viana

O mecânico Jefson Castro da Silva, de 39 anos, que gravou um vídeo enquanto decepava o dedo do morador de rua Renan Ameida de Souza, o Nego Bau, foi preso pela Polícia Civil do Acre nessa segunda-feira (11) em um estabelecimento comercial na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco.

Segundo o delegado Lucas Pereira, da 4ª regional de Rio Branco, responsável pelas investigações, o homem confessou ter decepado o dedo de Nego Bau, mas disse que não teve intenção de matá-lo. A motivação seria porque o morador de rua, que sofria de transtorno mental, invadiu a casa do mecânico.

O vídeo com a tortura começou a circular na internet no mês de fevereiro e causou revolta. Nego Bau morreu no dia 15 de janeiro deste ano, após passar duas semanas internado no Pronto-socorro da capital acreana. Após a divulgação das imagens, o Ministério Público do Acre chegou a pedir investigação por lesão corporal gravíssima e tortura.

O delegado afirmou que antes mesmo de as imagens vazarem nas redes sociais, a Polícia Civil já tinha conhecimento e já estava com a identificação de Silva. No entanto, por conta da repercussão do caso e comoção social, o suspeito fugiu para Rondônia e voltou há alguns dias para a capital acreana.

“A Polícia Civil, após diversas diligências, conseguiu prender o autor das torturas contra o Nego Bau. Essas torturas foram cometidas em dezembro. A polícia tomou conhecimento através de um vídeo, no qual esse investigado decepava o dedo de Nego Bau e o fazia confessar que tinha invadido a casa dele. Nós já tínhamos representado pela prisão do investigado, mas por conta do vazamento do vídeo e da comoção social, o suspeito fugiu para outro estado e isso acabou atrasando o cumprimento do mandado de prisão. Ele assumiu que tinha cometido realmente a tortura, mas não reconhece que teve a intenção de matar o Nego Bau”, disse o delegado.

Indiciado por tortura

Agora, a polícia faz o levantamento e aguarda resultado de perícia técnica, através dos documentos hospitalares de atendimento de Nego Bau, para constatar se a tortura ocasionou a morte do morador de rua.

“Ele mesmo que gravou o vídeo. Nós estamos levantando se há outras pessoas envolvidas nessa tortura, mas ao que tudo indica foi algo praticado somente pelo suspeito. Ele vai ser indiciado por tortura qualificada e majorada, estamos vendo se a tortura será qualificada pelo resultado morte ou pelo resultado lesão grave, isso estamos verificando os prontuários médicos”, afirmou.

O mecânico contou na delegacia, segundo o delegado, que estava dormindo em casa quando, por volta das 3h, o cachorro começou a latir e ele percebeu que tinha uma pessoa dentro do imóvel. “Ele contou que Nego Bau estava em atitude suspeita, e entendeu que ele estava furtando a casa. Mas, o Nego Bau sofria de uma patologia mental e não sabia direito as condutas que praticava por conta dessa patologia.”

Ainda conforme Pereira, o suspeito já tinha passagem pela polícia pelo crime de roubo ocorrido em 2014, já é reincidente. “Agora, aguarda o desfecho da investigação em prisão preventiva. Obedecemos todos os critérios legais, creio que ele permanecerá preso.”

bau 002 webRenan Souza teve o dedo decepado — Foto: Reprodução

Vídeo de tortura

As imagens são muito fortes e, por isso, o g1 não divulgou o vídeo da tortura. O vídeo foi gravado à noite e o lugar está com pouca iluminação. Após alguns segundos, é possível ouvir o som do terçado batendo no chão e Nego Bau reclamando de dor.

O suspeito manda a vítima pegar o pedaço do dedo e Nego Bau fica desorientado com mão direita junto ao peito. Ele, então, junta algo do chão e o homem ordena: “Agora mostra aí”. O suspeito fez questão de mostrar as mãos de Nego Bau sangrando e outra segurando parte do dedo cortado.

Ele ainda pergunta: “O que é isso aí?”. Nego Bau responde em seguida: “Dedo!”. O homem pergunta também de quem é o dedo, e o morador responde que “é de Renan”.

As imagens seguem mostrando as agressões ao morador de rua. O suspeito questiona Bau o porquê o dedo saiu da mão dele e ele diz que fez maldade e promete não fazer mais. “Entrei na sua residência, não vou mais”.

O diálogo segue com Bau pedindo desculpas, que poderia estar em casa. Ao final, o homem manda: “Agora faz o seguinte, vai embora, bicho!”. Nego Bau se levanta do chão com a camisa suja de sangue e sai caminhando pedindo perdão.

bau 003 webVídeo revelou o que aconteceu a Nego Bau antes de internação e morte no PS — Foto: Iryá Rodrigues/g1/arquivo

Cirurgia no pulmão

Bau deu entrada no PS no dia 30 de dezembro do ano passado com um dedo amputado. Ele então, passou a usar um dreno no pulmão devido à uma perfuração no órgão, também estava com o quadro de tuberculose e tinha fraturas nas costelas. Antes de ser internado, ele foi achado ferido em via pública.

Ele chegou a fugir duas vezes da unidade de saúde, foi intubado e aguardava uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas morreu no momento em que era transferido para a unidade de cuidados avançados ao sofrer uma parada cardíaca.

Antes da morte de Renan Souza, a ex-diretora do PS, Carolina Pinho, disse que Bau havia sido intubado após um procedimento cirúrgico no pulmão. O estado de saúde dele foi se agravando rapidamente.

Nego Bau era um dos personagens mais conhecidos da capital acreana. Ele tinha transtornos psiquiátricos e também era viciado em drogas. Ele ficou conhecido porque vivia perambulando pelas ruas da capital. Ultimamente, muitos relatos de moradores diziam que ele tinha surtos de agressividade.