Os municípios de Acrelândia, Capixaba, Plácido de Castro e Senador Guiomard foram contemplados na tarde desta segunda-feira, 2, com a entrega de dez novas caminhonetes para as polícias Militar e Civil.
O ato simboliza o esforço do governador Gladson Cameli e do vice-governador Major Rocha em restabelecer a paz aos lares acreanos por meio da valorização e ousados investimentos na área da Segurança Pública.
Durante solenidade realizada na praça central de Senador Guiomard, o governador Gladson Cameli destacou os avanços alcançados nos últimos 11 meses, como a contratação de novos servidores, o reaparelhamento das forças policiais e chegada das 127 novas viaturas policiais. O gestor parabenizou a equipe técnica da secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pelo empenho dedicado e afirmou que não tem medido esforços para que os índices de violência sigam em queda.
“Queremos devolver a paz as famílias do nosso estado, assim como dar as condições para as nossas polícias trabalharem e que a população saiba que está sendo bem protegida e assegurar o direito de ir e vir ao cidadão. Com essa entrega, demonstramos que quando se tem vontade de trabalhar é possível fazer e é assim que continuaremos em prol do nosso povo até o último dia de governo”, pontuou Gladson.
Major Rocha recordou que até o ano passado, o Acre figurava entre os estados mais violentos do país, assim como a capital Rio Branco. O vice-governador citou ainda as precárias condições de todas as instituições de Segurança Pública e as equivocadas estratégias adotadas para combater a criminalidade.
“Não faz muito tempo que chegou-se a comemorar a distribuição de apitos para acabar com a violência e vimos o resultado disso. Nossa população amedrontada e com muito medo de sair de casa. Hoje, a situação é completamente diferente. Estamos aqui fazendo a entrega de viaturas e equipando as nossas polícias. Sabemos que o desafio é grande, mas é preciso reconhecer que em menos de um ano já conseguimos avançar muito e vamos continuar combatendo o crime no rigor da lei com uma polícia verdadeiramente pronta e devidamente equipada”, salientou.
Segundo o comandante do Comando de Policiamento Operacional II (CPO II), tenente-coronel Emílio Virgílio, “como essas novas viaturas são traçadas, vamos ampliar o nosso policiamento na zona rural onde poderemos fazer operações nos ramais para poder combater o tráfico de entorpecentes e recuperar veículos roubados em toda esta área que faz fronteira com a Bolívia.”
O secretário Paulo Cezar Rocha dos Santos lembrou que a aquisição das caminhonetes por muito pouco não foi perdido devido a ingerência da antiga gestão com a Segurança Pública. Por meio de um grandioso esforço do atual governo foi possível estender prazos e assegurar os modernos veículos no enfrentamento em todo o estado.
“Foram mais de R$ 80 milhões destinados pela bancada federal passada ao sistema de Segurança e desse total, apenas 12% foram executados e o recurso para a aquisição destas viaturas estava praticamente perdido e por meio de uma série de manobras técnicas foi possível ampliar o prazo. Estes veículos têm uma importância muito grande não só pelo fato de ser utilizado em todo o território e em especial aqui nesta região porque é o foco do Grupamento Especializado contra os Crimes de Fronteira[Gefron] neste primeiro momento já que sua primeira base foi implantada no trevo de Senador Guiomard”, frisou.
Paulo Cezar revelou ainda que o Acre será beneficiado com cerca de R$ 11 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública ainda em 2019. Montante este que será destinado para o treinamento de policias, aquisição de tecnologia para investigação na própria cena de crime, além de insumos para a polícia técnico-científica.
O evento contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ulysses Araújo; do delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; do prefeito de Senador Guiomard, André Maia; do presidente da Câmara de Vereadores de Senador Guiomard, Gilson Pessoa; do prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros; do deputado estadual Cadmiel Bomfim; demais autoridades e da população.