Catrine Bezerra morreu atropelada por uma caminhonete da Secretaria de Saúde de Manoel Urbano na noite dessa quinta-feira (4). Criança foi levada para o hospital, contudo, morreu antes de ser transferida para Rio Branco. Polícia Civil investiga o caso
A pequena Catrine Bezerra, de 2 anos, morreu atropelada por uma caminhonete da Secretaria de Saúde de Manoel Urbano, cidade do interior do Acre, na noite dessa quinta-feira (4). A criança foi atingida pelo veículo quando correu atrás do cachorro da família na rua.
A informação foi confirmada pela Polícia Militar e pela Saúde Municipal. Ao g1, o secretário de Saúde, Fransuar Sardes, disse que a família recebe todo suporte necessário, inclusive funerário. A gestão divulgou uma nota de pesar. (Veja nota abaixo).
“Lamentamos profundamente a fatalidade. A condutora prestou socorro imediato e a Secretaria de Saúde tem dado todo o suporte necessário à família”, destacou o secretário.
Testemunhas informaram à Polícia Militar que a menina brincava em frente à casa antes do acidente. Ela correu em direção ao cachorro da família, que estava na rua e, nesse momento, a caminhonete que passava atingiu a criança.
Corrida contra o tempo
A motorista levou a menina para a Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano no veículo. Segundo Fransuar Sardes, o estado de saúde de Catrine era grave. Por isso, a equipe começou a se mobilizar para transferi-la para Rio Branco.
A cidade de Manoel Urbano fica a 230 quilômetros da capital acreana pela BR-364. Por isso, a secretaria tentou fazer a transferência da criança em um voo fretado.
“Entrei em contato com o secretário Pedro Pascoal, que se dispôs a ajudar. Tentamos também contato com a [Empresa Aérea] Ortiz para fretarmos um avião e foi cobrado R$ 20 mil. Iríamos pegar, mas a [Agência Nacional de Aviação Civil ] Anac não libera voo noturno pra cá”, lamentou.
O secretário destacou também que a empresa aérea se comprometeu a fazer a transferência da menina às 4h desta sexta. Contudo, Catrine morreu no hospital de Manoel Urbano.
Ao g1, Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) rebateu a informação e afirmou que, desde 2024, o aerodrómo tem autorização para voos noturnos.
Investigação
Os delegados Thiago Parente e Rivânia Franklin confirmaram que a motorista prestou socorro à criança. Ela foi até a polícia por conta própria, explicou o que aconteceu, deu depoimento e foi liberada..
“Ela, assim como todas as testemunhas foram ouvidas. Se apresentou voluntariamente para esclarecer os fatos e, aparentemente, foi realmente uma fatalidade”, informou Thiago.
Rivânia pontuou que já iniciou uma investigação sobre o caso. “Estamos instaurando procedimento para apurar a responsabilidade pela morte da criança. Só mais a frente será possível passar mais informações”, disse ela.
Nota de pesar
“A Secretaria Municipal de Saúde manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento da criança Catrine, ocorrido na tarde desta quinta-feira (04/09). Infelizmente, por volta das 17h45, um acidente envolvendo um veículo oficial da saúde vitimou a criança. A condutora prestou socorro imediato, conduzindo-a com a família até a Unidade Mista de Saúde, mas, apesar de todos os esforços, a criança não resistiu.
Neste momento de dor, a Secretaria se solidariza com os familiares e amigos, colocando-se à disposição para todo o apoio necessário.
Expressamos nossas mais sinceras condolências, rogando a Deus que conforte o coração de todos.
Sec Municipal de Saúde - Fransuar Sardes”
Nota de Esclarecimento
“A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano, informa que a equipe médica seguiu todos os protocolos estabelecidos e dedicou-se ao máximo no atendimento da criança de dois anos vítima de um grave atropelamento na tarde de quinta-feira, 4. Lamentavelmente, apesar dos esforços da equipe, a criança não sobreviveu.
A equipe lamenta profundamente a perda e reafirma seu compromisso com a saúde da população.
Hermerson Almeida, Gerente Geral da Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano”