Maicon Silva Batista, de 25 anos, foi recapturado por agentes de polícia neste sábado (13), em Cruzeiro do Sul. Ele era um dos 12 fugitivos do presídio Manoel Néri da Silva, em abril de 2023
Após mais de um ano foragido, o detento Maicon Silva Batista, de 25 anos, foi recapturado por agentes de polícia neste sábado (13), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ele era um dos 12 que fugiram do presídio Manoel Néri da Silva, no município, em abril de 2023.
Segundo o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), o trabalho de investigação resultou na prisão do fugitivo. “Maicon é considerado de alta periculosidade e deve cumprir 43 anos de prisão pelo crime de homicídio”, diz o órgão.
Na época, os 12 detentos conseguiram fazer um buraco na parede de uma das celas da unidade e fugiram por volta das 11h do dia 13 de abril.
Até o dia seguinte à fuga, quatro presos tinham sido encontrados. Com ajuda de denúncias anônimas e o serviço de inteligência, o Iapen informou, 15 dias depois da fuga, que alguns dos detentos estavam escondidos na zona rural da cidade.
As investigações apontavam ainda que havia foragidos tentando chegar no Peru pelo Rio Juruá. O grupo fez um buraco na cela e aproveitou o revezamento da equipe da Polícia Penal para fugir.
O g1 apurou, neste sábado (13), que dos 12, quatro ainda não foram recapturados desde então. São eles:
- Francisco Janielisson Nascimento Silva - vulgo Tá fogo. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por roubo simples.
- Orleilson Xavier Batista - vulgo Carrola. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por homicídio qualificado.
- Paulo Sérgio da Silva Rocha - vulgo Shask. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por furto qualificado.
- Roberto da Silva Marinho - vulgo RTDK. Fugiu do Presídio Manoel Neri da Silva no dia 13 de abril. Responde por roubo simples.
A direção da unidade prisional informou na época que os detentos são de alta periculosidade e com influência em facções criminosos. Eles são presos sentenciados por diversos crimes.
Até a última atualização desta reportagem, ainda não se sabe se estes já estão no sistema prisional.
Recapturados
Dos 12 que fugiram na época, sete já foram recapturados, sendo quatro deles no dia em que houve a fuga. Uma força-tarefa da Segurança Pública recapturou, um mês depois, o detento Fernando Soares da Silva, no bairro Formoso, investigado pela Polícia Civil por suposta participação em, pelo menos, quatro assaltos na cidade desde o mês de abril de 2023, quando fugiu do presídio.
Sávio de Oliveira Gomes, de 25 anos, foi recapturado em 17 de dezembro no bairro da Várzea. Ele é condenado a mais de 50 anos por diversos crimes.
Já Ueslei Araújo da Silva morreu durante ação conjunta de polícias em Rodrigues Alves no dia 25 de agosto de 2023. Durante a abordagem, de acordo com a polícia, ele entrou em troca de tiros com os agentes. Ele chegou a ser levado ao pronto-socorro de Rodrigues Alves, mas morreu na unidade.
Por fim, Maicon Silva Batista, de 25 anos, foi recapturado por agentes de polícia neste sábado (13), em Cruzeiro do Sul, mais de um ano depois da fuga.