Policiais do Draco e Denarc estiveram em alguns pontos comerciais de Cruzeiro do Sul na manhã desta segunda-feira (2) cumprindo mandados judiciais
A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, cumpriu mandados judiciais, na manhã desta segunda-feira (2), em três pontos comerciais e uma residência durante a Operação Anabolic, deflagrada para combater a venda de anabolizantes sem receita médica.
Equipes do Núcleo da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (Draco) e da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul.
Os policiais estiveram em pontos comerciais no shopping e em bairros do município. As investigações duraram cerca de 90 dias e, segundo a polícia, identificou que os pontos comerciais estavam vendendo anabolizante sem prescrição médica.
O delegado responsável pelas investigações, Heverton Carvalho, confirmou ao G1 que não houve apreensão de anabolizante em flagrante e nem prisões, mas que as investigações seguem em curso.
Durante a ação, a polícia apreendeu um veículo, computadores, anotações e celulares. “Os responsáveis serão ouvidos e os materiais encaminhados para a perícia”, resumiu o delegado, que não especificou quantas pessoas são investigadas.
Operação
O nome da operação ‘Anabolic’ faz referência ao termo em português anabólico, que é um processo metabólico de construção de tecido muscular com consumo de energia. Como resultado, acontece produção e aumento de massa muscular.
A prática configura crime e está prevista no artigo 273 do Código Penal Brasileiro (CPB) como crime hediondo.