..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Após princípio de rebelião em centro socioeducativo no AC, diretor do ISE vai pedir transferência de jovens ao presídio

Após princípio de rebelião em centro socioeducativo no AC, diretor do ISE vai pedir transferência de jovens ao presídio

Diretor presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Mário César, disse que dos oito jovens envolvidos, apenas dois são menores de idade e têm 17 anos. Ação ocorreu no Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco. Agente foi ferido na cabeça

Após um agente socioeducativo ficar com um corte profundo na cabeça durante um princípio de rebelião no Instituto Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco, na manhã desta terça-feira (5), o diretor presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Mário Cesar, disse que vai pedir para que os jovens envolvidos que já são maiores de idade serem transferidos para o presídio.

Dois oito adolescentes envolvidos na ação, de acordo com Cesar, apenas dois ainda são menores de idade e têm 17 anos.

No momento do princípio de rebelião, ocorria uma atividade cultural no refeitório da unidade para 23 jovens. Nenhum dos adolescentes ficou ferido e o agente que foi atingido com uma cadeira na cabeça foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto Socorro de Rio Branco e passa bem.

O diretor afirmou ainda que essa não é a primeira vez que esses adolescentes envolvidos na ação causam problemas na unidade.

“Vamos fazer um estudo de caso, porque eles já estiveram envolvidos em outras ocorrências, esses mesmos adolescentes, e aqueles que tiverem 18 anos ou mais vamos fazer o pedido para que sejam encaminhados para a penitenciária.”

Ele disse ainda que vai depender da decisão da Justiça para que eles sejam encaminhados para o presídio.

“Vamos encaminhar os relatórios para o MP e para o Judiciário para que eles sejam transferidos ao presídio, mas a gente não sabe se isso vai acontecer. Esses jovens são uma liderança negativa dentro da unidade, eles provocam situações que atrapalham o processo de recuperação dos demais. Vamos aproveitar para pedir a transferência”, acrescentou.

Intenção era fugir de unidade

Ainda de acordo com o diretor presidente do ISE, a intenção dos oito adolescentes era fugir da unidade, mas eles foram contidos pelos agentes que acompanhavam a ação.

“Em dado momento, esses adolescentes tentaram uma fuga. Eram pelo menos 15 agentes que estavam no refeitório acompanhando a ação, que ocorria no refeitório, na área de segurança da unidade. Não houve a possibilidade de fuga, apesar da tentativa.”

Os jovens chegaram a fazer uma funcionária do ISE de refém. “Tivemos uma intervenção rápida e a equipe conseguiu conter a ação. A funcionária não ficou ferida. No meio da confusão, um agente nosso foi atingido por um dos adolescentes com uma cadeirada, mas foi socorrido e levado ao PS”.

Os adolescentes foram encaminhados para a delegacia. “Vão fazer exame de corpo de delito e vão para a delegacia. Estaremos informando ao Ministério Público e ao Judiciário, como é de praxe, para que sejam determinadas as medidas disciplinares após o retorno deles para a unidade”, finalizou.