..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Antena e GPS do Serviço Geológico do Brasil que monitora o Rio Acre são furtados no Centro da capital

Antena e GPS do Serviço Geológico do Brasil que monitora o Rio Acre são furtados no Centro da capital

Além da antena e do GPS, criminoso arrancou parte dos cabos da Plataforma de Coleta de Dados, que fica no Centro de Rio Branco, do Serviço Geológico do Brasil. Equipamento envia dados hidrológicos do Rio Acre para monitoração do manancial

A antena, o GPS e parte dos cabos da Plataforma de Coleta de Dados, que fica no Centro de Rio Branco, do Serviço Geológico do Brasil, foram furtados na madrugada dessa quarta-feira (1º).

O equipamento é utilizado para coletar dados hidrológicos do Rio Acre utilizados nos boletins provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional das Águas (ANA).

A coleta de dados faz parte do projeto do Serviço Geológico do Brasil. O equipamento fica ao lado da Ponte Metálica, na Gameleira, 2º Distrito da capital acreana.

“Esse equipamento é importante porque nos ajuda na questão de emitir alertas de cheia ou seca. É um equipamento que envia de 15 em 15 minutos, via satélite, dados desse ponto do Rio Acre e que contribui para a formação da ideia dos dados hidrológicos, das respostas que o Rio Acre está dando para a gente”, destacou o Victor Malverdi, técnico da diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil.

Ainda segundo o especialista, entre dezembro e janeiro deste ano outro equipamento semelhante a este foi furtado. Como prevenção, a equipe instalou uma proteção ao redor da plataforma, mas não foi suficiente para inibir a ação de criminosos.

“Fizemos uma caixa reforçada para que o pessoal não tivesse acesso ao equipamento, mas dessa vez levaram uma antena que se comunica com o satélite. Sem antena o equipamento não funciona, não se comunica”, lamentou.

Uma equipe de Rondônia (RO) da empresa deve vir ao Acre para consertar a plataforma e colocar ela para funcionar novamente na próxima semana. Foi registrado um boletim de ocorrência. “Eu mesmo registrei via internet, e enviamos hoje [quinta-feira, 2] um ofício à prefeitura pedindo apoio pra gente conseguir proteger melhor esse equipamento”, concluiu.