..::data e hora::.. 00:00:00

Polícia

Adolescente de 17 anos morre após tocar em cerca elétrica no Acre; voltagem estava acima da permitida

Adolescente de 17 anos morre após tocar em cerca elétrica no Acre; voltagem estava acima da permitida

Segundo informações dos bombeiros do município, vítima passou pelo local e visualizou uma fruteira de cacau, que estava próxima da cerca elétrica. Ele teve duas paradas cardíacas e morreu em uma propriedade privada de Cruzeiro do Sul após receber descarga

Um adolescente de 17 anos morreu eletrocutado no último domingo (5) após tocar em uma cerca elétrica em uma propriedade privada em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o adolescente, que morava em Mâncio Lima, estava em Cruzeiro do Sul na casa do avô, e tinha chegado no mesmo dia (5).

Ainda segundo o depoimento colhido pelo CBMAC, ao passar em frente a propriedade, cercada com eletricidade, a vítima viu a fruteira e tentou passar pela cerca. No momento em que tocou nos arames, recebeu a descarga elétrica, ficando grudado. A região foi isolada para os trabalhos de resgate.

O óbito foi atestado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele teve duas paradas cardíacas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do município.

cerca 002Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentaram reanimar o adolescente por cerca de 45 minutos — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

O médico Miguel Washing, que atendeu a ocorrência pelo Samu, disse que entre o chamado telefônico e o deslocamento da equipe até o local, foram cerca de sete minutos. Segundo ele, ao chegarem na localidade, havia um senhor fazendo uma reanimação cardiorrespiratória (RCP), por conta dessa descarga elétrica que o rapaz recebeu.

“Quando a gente chegou, encaminhamos o paciente para o deslocamento da viatura, foram realizados ali o monitoramento no caso dos sinais vitais, e logo após, a gente entubou o paciente para manter ali uma via aérea e foi dada continuidade ali na RCP, durante 45 minutos, no qual foi realizado todos os protocolos de reanimação, mas infelizmente o paciente não retornou, devido a grande descarga elétrica que ele recebeu”, explicou.

cerca 003Cerca elétrica estava com voltagem acima da permitida — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

A companhia de energia elétrica Energisa disse ao g1 que o acidente ocorreu fora da rede de transmissão administrada pela empresa, e falou que a cerca elétrica estava em 227 volts, acima do permitido. “A equipe mediu a voltagem da cerca junto com o Corpo de Bombeiros e foi constatado que estava bem acima do permitido”, complementou.

Na ocorrência registrada, foi informado que o proprietário foi conduzido à delegacia pela Polícia Militar (PM-AC), suspeito de homicídio culposo. Em depoimento, ele informou não ter conhecimento da voltagem na cerca elétrica. O homem disse ainda que foi testado no momento da instalação. A energia do local precisou ser desligada.