A rede de radiocomunicação digital, que permite a integração da comunicação entre os órgãos de segurança pública
no Acre, deve ser ampliada no estado.
Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar, a expectativa é que seja feito um investimento de mais R$ 3 milhões para garantir a expansão.
A Sejusp e a Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF-AC) assinaram um acordo para o uso compartilhado da infraestrutura para instalação dos equipamentos em outubro de 2016. O objetivo era melhorar e acelerar o trabalho de fiscalização das polícias em todas as regiões do estado.
Conforme o secretário, desde que foi assinado o acordo, o sistema foi implantado em parte do estado e precisa ser ampliado. A criação do comitê gestor do sistema foi publicado na edição de quarta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE).
“Já temos essa infraestrutura lançada no eixo das rodovias federais, o que atinge praticamente todos os nossos municípios e agora estamos estendendo para atingir os demais municípios. Além disso, estamos definindo as regras para a utilização das redes de rádio”, disse secretário.
Comitê gestor
Conforme a portaria publicada no DOE, o comitê gestor deve ser composto por dois membros da Sejusp, dois da PRF-AC, um da Polícia Militar, um do Corpo de Bombeiros e um da Polícia Civil.
O grupo deve se reunir a cada dois meses para normatizar os assuntos inerentes aos serviços prestados pelo sistema de radiocomunicação no Acre, assim como seus equipamentos e infraestrutura.
Além disso, o comitê fica responsável por administrar o compartilhamento da estrutura do sistema de radiocomunicação e zelar pelos equipamentos e torres existentes.
Portal G1/AC