..::data e hora::.. 00:00:00

Entretenimento

Vanessa da Mata faz 45 anos e garante: ‘É delicioso não ter as angústias da adolescência’

Cantora vai celebrar a data em um hotel onde irá orar, pintar um quadro e tomar um banho de piscina: ‘Quero agradecer pelos aniversários e oportunidades que os astros nos deram’

Nesta quarta-feira, 10/02, Vanessa da Mata faz 45 anos. A idade nova chegou tão rápido que assustou a cantora. Parece que foi ontem quando, aos 17, no Mato Grosso, sua terra natal, ela olhava para as meninas que tinham 21 e dizia: “Elas já fazem Medicina! São velhas!”.

Hoje, Vanessa carrega um novo olhar para a idade: “Estar neste lugar é muito delicioso porque percebo que eu não estou velha. Não tenho mais as angústias da adolescência”

“Sempre fui uma pessoa muito dura comigo. Com os anos a gente começa a se acarinhar mais, se gostar mais. Você começa a se amar de verdade e não aceita qualquer coisa. Não aceita ficar com alguém só por estar. Descobre que ficar só é melhor do que ficar com qualquer pessoa te fazendo mal. Hoje eu ponho a mesa para mim. O meu básico hoje é muito mais legal do que quando eu era mais jovem”.

vanessa da mata 02 webVanessa da Mata — Fotos: Divulgação/Rodolfo Magalhães

A pandemia trouxe ainda mais ensinamentos para Vanessa da Mata. Ela enfrentou a quarentena no Mato Grosso, com os filhos (Felipe, Micael e Bianca) na casa da mãe, com quem pode resgatar um convívio que nunca teve na adolescência.

“Na pandemia perdi um amigo de 35 anos e meu pai quase morreu. Ele ficou 27 dias internado na UTI . Aprendi muito com tudo isso. Não convivia com a minha mãe tanto quanto convivi na adolescência. Ela era professora, trabalhava muito e chegava em casa exausta. Na pandemia comecei a escrever mais e abracei as Artes Plásticas. Estou pintando quadros enormes, em acrílico e óleo. Tive uma sensação de aconchego em um momento onde o mundo inteiro estava caindo aos pedaços e nós estávamos abrigados dentro de um sentimento muito bom”.

vanessa da mata 03 webVanessa da Mata — Foto: Divulgação/Tuiki

A maturidade também a fez encontrar a sua espiritualidade. Criada na religião católica, ela abraçou o candomblé.

“Vim de uma família com uma espiritualidade muito forte. Minha avó materna era benzedeira. Hoje me encontrei.”

A comemoração dos 45 anos será intimista. Ela irá reunir quatro amigos em um hotel para onde irá levar um bolinho, contemplar a natureza e agradecer os aniversários diários que a vida tem lhe proporcionado.

“Vou fazer uma oração, vou pintar um quadro e tomar um banhozinho de piscina. Vou curtir o meu aniversário assim. Vou tocar no meu sagrado coração, corpo e na minha energia com gratidão, agradecendo a vida. Todo mundo faz aniversário todos os dias esse ano, é como se a gente não tivesse vivido o ano passado. Roubaram o tempo da gente. É como se eu tivesse agradecendo pelos aniversários e oportunidades que os astros me deram e nos deram.”

vanessa da mata 04 webVanessa da Mata — Foto: Divulgação/Tuiki