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Prefeitura de Rio Branco divulga acervo online Cartografia da Dança do Acre um acervo sobre as memórias da dramaturgia da cena acreana

Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), divulga uma pesquisa de doutorado que se transformou em um meio de divulgação da dança cênica do Estado do Acre.  A Profa. Dra. Ma. Valeska Alvim desenvolveu no doutorado o projeto Cartografia da Dança do Acre a partir da tese que ela estava elaborando A Dança Cênica no Acre: por uma inserção na cartografia nacional. O objetivo era colocar a dança cênica que existe nesta região no mapa, porque esse tipo de cartografia existe em quase todos os estados, e no Acre ainda não havia.

O Cartografia da Dança do Acre é um acervo online, que não abrange toda a produção de dança, é voltando somente à dança cênica. A pesquisa envolveu os 22 municípios, muitos deles com a participação de povos indígenas. A catalogação de espetáculos foi a partir de 1997, com o levantamento de material gráfico como: vídeos, fotos, sinopse e ficha técnica. Esse registro está disponível no site com a devida autorização das pessoas que realizaram.

No acervo é possível encontrar os registros e as memórias da dança cênica do estado do Acre, para referência futura que os pesquisadores, estudantes e artistas possam utilizar. “A importância de existir uma memória da dança registrada em um lugar de fácil acesso, podendo ser um canal de discussão de políticas públicas voltadas para dança é o maior objetivo desse acervo”, enfatizou a criadora do acervo, Profa. Dra. Ma. Valeska Alvim.

O presidente da Associação de Dança do Acre (ASDAC), Christian Moraes, destaca que o acervo Cartografia da Dança do Acre, não é um benefício só para a ASDAC, mas sim para o movimento de dança como um todo. “ O site e esse trabalho de acervo traz uma garantia de tirar a dança do Acre da invisibilidade e mostrar para todo o país. É um registro de vários grupos e espetáculos que foram produzidos nessa última década aqui no nosso estado. Uma fonte de consulta e pesquisa, que é de grande valia para termos esse diálogo com as outras capitais. A ASDAC e o movimento de dança são eternamente agradecidos pela disponibilidade e pela pesquisa da Profa. Dra. Ma. Valeska Alvim que vai deixar um legado muito importante para as artes e principalmente para o seguimento da dança”.

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O bailarino, coreógrafo e diretor, Maycon Coelho, é um dos artistas que tem o reconhecimento do seu trabalho no site Cartografia da Dança do Acre. “A meses estava procurando alguém que tivesse alguma gravação ou dvd dos primeiros espetáculos que dancei e ninguém tinha esses registros, até que me mandaram o site Cartografia e consegui baixar todos. Achei incrível como tem outros espetáculos, assisti outros que não consegui assistir na época. Achei a ideia da Valeska Alvim genial, reunir todos os espetáculos daqui do Acre em um site aberto para todos acessarem. Excelente trabalho e de fundamental importância o reconhecimento dos artistas que vieram antes de mim e poder mostrar para quem virá”.

“A principal importância do site cartografia é a conservação da memória da dança no estado, pois acredito ser fundamental para desenvolvimento de qualquer expressão artística o resgate histórico de sua trajetória. Além disso, acho muito valioso termos a disposição essa ferramenta que nos proporciona um acervo tão extenso e organizado da dança acriana. Acredito que, como bailarina e professora, sinto-me valorizada ao ver a maior parte dos meus trabalhos serem perpetuados neste site”, destacou a professora de dança, Raquel Pinheiro.

O site Cartografia da Dança do Acre segue sendo alimentado, com previsão de novos projetos vinculados a área de conhecimento da dança. Além disso possui a página no facebook Dança no Acre, que não é um acervo, mas é um meio de divulgação de tudo o que acontece de dança no Acre.

A Profa. Dra. Ma. Valeska Alvim, curadora do site, pretende manter o acervo e continuar publicando os próximos espetáculos de forma que mantenha a memória da dança no Acre viva e também pretende entrar com pesquisas só para artistas que não tem produtos finais, mas que trabalham com dança, como professores, bailarinos que são artistas, mas não produzem espetáculos.