O projeto de artes cênicas Palco Giratório, realizado pelo Sesc há 22 anos, chega a Rio Branco neste mês para mais uma edição.
O evento leva ao público uma série de três atrações na unidade do Sesc Centro, que envolvem dança, circo e teatro, além de oficina teatral e ações de intercâmbio com Companhia Garatuja do Acre.
No dia 09 de novembro, sábado, às 19h30, no Teatro de Arena do Sesc Centro, é a vez do espetáculo “A Mulher do Fim do Mundo”. Este espetáculo-solo é um tiro no escuro: dentro de um delírio, uma mulher se depara com a existência de um corpo que respira a cada segundo para se manter de pé. Neste estado delirante, a personagem estabelece um diálogo visceral e direto do corpo e com o corpo, validando, através do próprio corpo e do seu discurso, a existência dos vários corpos que atravessam gerações num flagelo chamado viver.
No domingo, 10 de novembro, às 19h30, no Teatro de Arena do Sesc Centro, será apresentado o espetáculo de repertório Chica, Fulô de Mandacaru. A sinopse fala sobre uma moça sertaneja que percorre o sertão fugindo de um casamento arranjado, no qual foi levada a cometer um crime devido à violência do seu prometido. Assim, em meio ao tormento das lembranças e da dor de partir de sua terra, a história de Chica é contada em uma linguagem poética, ora pela voz de um brincante, ora pela voz da própria protagonista, que canta recordando e desvendando todos os fatos ocorridos e que ocasionaram sua partida.
Companhia Casa Circo - Macapá (AP)
Integram o núcleo de produção e criação da Cia. Casa de Circo, atuante desde 2015, dois artistas (Ana Caroline e Jones Barsou) que, juntos, somam vida e arte, agregando em suas produções diferentes linguagens: circo, dança e teatro. A companhia se apropria dessas linguagens na busca de um corpo cênico que dê subsídio estético a uma dramaturgia autoral. Num processo de mestiçagem dos elementos que advêm dessas linguagens, as obras da companhia transitam livremente entre elas.
Oficina Texto e movimento expressivo
Nos dias 10 e 11, são realizados as oficinas que objetivam principalmente instigar o artista cênico por meio dos elementos “fala” e “movimento”, investigando em solos ou em grupos as capacidades expressivas do corpo e fazendo com que os corpos encontrem movimentos expressivos únicos para a cena.