..::data e hora::.. 00:00:00

Entretenimento

Morre dramaturgo Zé Celso Martinez, aos 86 anos, em São Paulo

Morre dramaturgo Zé Celso Martinez, aos 86 anos, em São Paulo

Ele estava internado na UTI do Hospital das Clínicas após ter o corpo 53% queimado em acidente doméstico

Nesta quinta-feira (6), morreu o dramaturgo Zé Celso Martinez, aos 86 anos, em São Paulo. A notícia foi confirmada pelo Teatro Oficina. Ele estava internado no Hospital das Clínicas , na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), após ter 53% do corpo queimado. O artista foi vítima de um incêndio no próprio apartamento, causado pelo aquecedor.

“Tudo é tempo e contra-tempo! E o tempo é eterno. Eu sou uma forma vitoriosa do tempo. Nossa fênix acaba de partir pra morada do sol. Amor de muito, amor sempre”, disse o perfil oficil do Teatro Oficina, fundado por ele. Zé Celso deixa o marido Marcelo Drumonnd, que também internado após inalar fumaça no incêndio.

Zé Celso nasceu em 1937, no interior de São Paulo, numa família de ascendência portuguesa, espanhola e italiana. Ele é considerado um dos principais dramaturgos do Brasil, desde a década de 1960, quando fundou o Teatro Oficina, em São Paulo. Ele começou a liderar o grupo quando ainda integrava o Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Na época, já apresentava inquietude e irreverência, realizando peças inovadoras como: Pequenos Burgueses (1963), O Rei da Vela (1967) e Na Selva das Cidades (1969).
No cinema, começou como roteirista com o filme “Prata Palomares” (1972). Na carreira de ator, iniciou no “Homem Célebre (1974)”. Entretanto, o maio êxito de Zé Celso no audiovisual foi comandar O Rei da Vela (1983), comédia dramática premiada no Festival de Gramado.

Depois, ele continuou brilhando na direção de peças e causou dentro e fora do Brasil. Um exemplo é a peça Os Sertões, que foi montada em 2005 em Berlim, Alemanha. Ela gerou uma polêmica na capital pelo fato dos atores ficarem nus em algumas cenas. A imprensa alemã disse que montagem se tratava de um “teatro pornô”.

Além disso, ele lutava, desde os anos 2000, contra o Grupo Silvio Santos, que busca construir um empreendimento comercial nos arredores do Teatro Oficina, que foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi e interagem com a vizinhança ameaçada pela incorporação imobiliária.

Zé Celso é exaltado até hoje pelo trabalho como dramaturgo. Uma das peças mais irreverentes dele é Vento Forte Para um Papagaio Subir (2008), que foi montada primeiramente em 1958.