..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

Ufac inicia primeiro semestre de 2021 com aulas remotas e híbridas

Em alguns cursos também é adotado o formato híbrido. As aulas 100% presenciais devem ser retomadas somente em 2022

As aulas do primeiro semestre deste ano na Universidade Federal do Acre começaram nessa quarta-feira (20) ainda no formato predominantemente remoto. Porém, a pró-reitora de Graduação da universidade, Ednaceli Damasceno, explica que no caso de alguns cursos, que são necessárias atividades em laboratório, também é adotado o formato híbrido.

“Nós aprovamos no dia 5 de janeiro de 2021, a resolução com três formatos; o remoto; híbrido e o presencial, então estamos trabalhando desde março visando a possibilidade de adotar esses formatos de acordo com a situação epidemiológica. Esse primeiro semestre de 2021 iniciamos de forma híbrida, ainda em formato remoto e algumas teóricas-práticas, que exigem práticas em laboratório, devem acontecer de forma híbrida, mas são poucas disciplinas”, explica Ednaceli.

Os cursos de saúde e ciências da natureza devem adotar mais o formato híbrido. O plano de retorno das atividades, inclusive, está publicado no site da instituição.

“Para retorno de aulas presenciais de forma integral, estamos no planejamento para que ocorram em 2022, onde vamos começar o segundo semestre de 2021”, pontua.

Atividade administrativa

Também já houve a normativa para que os servidores administrativos voltem às atividades presenciais, porém, os de grupo de risco devem permanecer de forma remoto e quem voltar deve seguir todas as regras de saúde, como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.

“Os técnicos-administrativos devem voltar de forma presencial, principalmente aqueles de apoio à coordenações de cursos que ficam em forma híbrida, mas vão também adotar revezamento, dependendo do espaço para evitar aglomeração e quem voltar, vai seguir todos os protocolos de saúde”, destaca.

Agora, o Conselho Universitário (Consu) deve debater a volta das aulas presenciais somente em março do ano que vem, quando devem começar os ingressantes do Sisu 2021.2.