Primeira turma de Educação de Jovens e Adultos começa com quase cem alunos em Cruzeiro do Sul
No último dia 13 de agosto, a Unidade Integrada SESI/SENAI do Juruá realizou a aula inaugural da Nova EJA Profissionalizante, que ofertará o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Segundo a gerente de Educação do SESI, Suzi Maria, o SESI no Acre tem como objetivo ampliar o atendimento aos jovens e adultos de Cruzeiro do Sul que não tiveram a oportunidade de terminar seus estudos na época certa.
“Este programa proporciona, a quem não concluiu a educação básica, terminar seus estudos de forma mais rápida e eficaz, além de contar com a parceria do SENAI nos cursos de qualificação profissional para os alunos do Ensino Médio. Cruzeiro do Sul está de parabéns. Na aula inaugural, tivemos a participação de quase 100 alunos. Ficamos muito felizes pelo sucesso da adesão do público ao programa”, comemora ela.
A diretora da Unidade Integrada, Perla Borges, ressalta que a equipe está muito feliz com o sucesso do início da Nova EJA em Cruzeiro do Sul. “Foi um trabalho que envolveu as equipes de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Bahia. Uma dedicação tanto dos envolvidos como dos alunos que aqui estiveram para esta aula inaugural. Aqui pudemos ouvi-los falando que estão há mais de 40 anos fora da sala de aula, ver no rosto deles um sorriso satisfeito de recomeçar. E é exatamente isso que a Nova EJA traz, um sentimento de recomeço, de que nunca é tarde para aprender”, enfatiza. “Eu só posso agradecer e dizer que todos são muito bem-vindos e que caminharemos juntos até o final”.
Além da apresentação da Nova EJA aos alunos, detalhando a metodologia, carga horária, dupla certificação, formato EAD, gratuito e com possibilidade de concluir os estudos em até 1 ano letivo, a equipe da Unidade Integrada SESI/SENAI do Juruá preparou um momento de acolhida e entrega de brindes aos alunos. A coordenadora pedagógica do SESI/AC, Áurea Costa, organizou esse momento de forma toda especial para que os alunos sentissem o acolhimento necessário e a motivação para iniciar e concluir os seus estudos.
NOVA CHANCE - “Estamos felizes em atender um púbico tão querido, que são os alunos da EJA. Espero que seja uma nova chance para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos, pois nunca é tarde para voltar a estudar. Desejo sucesso e vamos trabalhar para atender da melhor forma possível esse público”, garante a educadora. A professora Talita Carla, da área de Ciências Humanas, complementa. “É uma verdadeira satisfação fazer parte desse projeto. A Nova EJA vai proporcionar aos alunos o sonho de terminar o ensino básico e ingressar no mercado de trabalho. O primeiro contato com os discentes foi emocionante, eu conseguia sentir o anseio pelos estudos. Tenho certeza de que a Nova EJA vai ser sucesso no Juruá.”
De acordo com o aluno Antônio Carlos Ferreira de Lima, 40, após quase 11 anos afastado das salas de aula por não conseguir conciliar com o trabalho na zona rural, ele viu a oportunidade de retornar com a Nova EJA. “Eu moro em Mâncio Lima. Quando vi a divulgação, entrei em contato com a Unidade e, graças a Deus, estou aqui”, relatou.
Para a gerente de Educação do SENAI, Geane Reis, a parceria com o SESI para a Nova EJA Profissionalizante fortalece uma ação integrada entre as instituições e proporciona aos alunos oportunidade de continuidade e conclusão dos estudos e uma formação profissional em uma rede de ensino reconhecida. “Os conhecimentos adquiridos transformarão de alguma maneira suas vidas e abrirão novas perspectivas de futuro. Estamos com grandes expectativas e muito agradecidos pela confiança depositada no SESI e no SENAI para mais um desafio”, destacou.