Estado acreano também ficou entre últimos colocados e atingiu a categoria ‘muito baixa’ na avaliação
Rio Branco aparece em último lugar no Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla em inglês), no ranking elaborado pela EF Education First, empresa de educação internacional especializada em intercâmbio. O levantamento coloca a capital acreana na 33ª posição entre as cidades do Brasil.
Feito anualmente, o levantamento mede o domínio de gramática, vocabulário, leitura e compreensão de adultos que não têm inglês como língua nativa.
De acordo com o estudo, Rio Branco registrou a pontuação 453 e foi classificada na categoria “baixa” em inglês, junto com outras cinco cidades do Brasil. Além disso, oito cidades atingiram a categoria “alta” e 19 foram classificados como “moderada”.
Em relação aos estados brasileiros, o Acre ficou em 26º lugar no ranking, também classificado na categoria de proficiência “baixa”, ficando acima somente do Maranhão que ficou na categoria “muito baixa”. A pontuação do estado acreano foi de 450.
A edição de 2023 do Índice de Proficiência em Inglês da EF classificou 113 países e territórios por suas habilidades de inglês. O Brasil ficou em 70º lugar no ranking mundial com “baixa proficiência” em inglês.
O EPI é um estudo anual da EF que analisa informações sobre o resultado de um teste de proficiência em inglês realizado por adultos de 18 a 60 anos pela internet. O teste é gratuito e destinado a qualquer pessoa interessada em testar seu nível de domínio da língua, ou seja, o público não é necessariamente composto de estudantes de inglês.