Instituição acolhe a equipe pedagógica para início do 2º ciclo de aulas remotas e planeja as ações para o bom desenvolvimento desta nova etapa
A Escola SESI de Rio Branco realiza, nos dias 1º, 2, 3 e 4 deste mês de julho, a Semana Pedagógica. O evento, que acontece por meio de videoconferência, reúne o corpo técnico pedagógico e docentes da instituição com o objetivo de acolher a equipe para o início do 2º ciclo de aulas remotas e planejar as ações para o bom desenvolvimento desta nova etapa.
A abertura da Semana Pedagógica teve a participação do presidente do Conselho Regional do SESI e da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano. O empresário deu boas-vindas aos professores, gestores e demais colaboradores da Escola SESI e destacou que o momento exige um grande esforço de todos. “Vivemos dias extremamente difíceis e precisamos ter consciência de que é necessário fazer um SESI diferente e encarar todas essas adversidades impostas por essa pandemia. Necessitamos de muita serenidade, pois é um período de enorme preocupação, mas também de desafios”, afirmou.
O superintendente do SESI, João César Dotto, parabenizou o empenho de toda a equipe da Escola SESI na realização das atividades remotas e lembrou que esta é a primeira vez que a acolhida acontece por meio virtual. “Temos produzido bastante e colocado em prática um ensino a distância usando ferramentas excelentes e materiais de alta qualidade. E tudo isso só tem acontecido de forma exitosa graças ao comprometimento e dedicação dos professores, gestores e equipe de apoio. O SESI conta muito com vocês”, salientou Dotto.
A abertura do encontro virtual teve como palestrante Flaviana Canha, assessora Pedagógica da Somos Educação, que tem licenciatura em Matemática e é especialista em Neurociência. Em sua explanação, ela destacou que as circunstâncias da pandemia provocada pelo novo Coronavírus exige que todos se adaptem ao chamado ‘novo normal’.
“2020 é um ano de transformações e que ficará para a história. E neste momento vamos trabalhar essas dualidades, essa relação com os sentimentos, que tem um lado positivo e outro negativo. Essa dualidade será constante, mas precisamos lembrar que temos também as oportunidades e transformações. Este é um ano marcado por inúmeros desafios, aprendizados e aperfeiçoamento. Tivemos praticamente a transformação digital inevitável e necessária. É algo que já vinha acontecendo e que agora é uma condição. Não temos mais escolha”, ressaltou Canha.
Para Maria Regiana Araújo, diretora da Escola SESI, a Semana Pedagógica oportuniza uma parada de toda a equipe para estudo e reflexões sobre a prática pedagógica a partir da experiência vivenciada no primeiro clico de aulas remotas, permitindo o replanejamento das ações nesse contexto de atividades não presenciais.
“Tudo isso é para que os objetivos de aprendizagem sejam concretizados. Vale ressaltar que, para o replanejamento da prática pedagógica tivemos, além da experiência vivenciada no primeiro ciclo, o resultado da pesquisa de satisfação escolar realizada pelos pais referente às aulas remotas. Esse momento inicial é de suma importância para fazermos ajustes necessários na nossa prática pedagógica e desenvolvermos com mais qualidade a segunda etapa do período de aulas remotas”, acrescentou Regiana.
A programação do evento segue durante este sábado, com a oficina de neurociência no contexto de aulas não presenciais que será ministrada pelo professor Tiago Benedetti, mestre em Ensino de Ciências, especialista em Didática Ensino Superior, biólogo e professor de Biologia. O evento é transmitido pela plataforma da Microsoft TEAMS.