Na última quinta-feira, 30 de junho, alunos do Novo Ensino Médio e Nova EJA da Escola SESI realizaram, no auditório da FIEAC, o encerramento do projeto Povos Indígenas.
A iniciativa, proposta pela coordenadora pedagógica do Novo Ensino Médio e Nova EJA, Fernanda Nóbrega, se baseia principalmente na Lei 11.645, de 2008, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas.
“Fundamentado nisso, realizamos o projeto ‘Viajando pela cultura indígena do Acre’, que surge como uma demanda pela recuperação de uma história que, por muitos séculos, foi diminuída e esquecida. Foram realizadas algumas ações que passam pelas pesquisas feitas pelos alunos, o estudo em sala da história indígena brasileira, oficina de pintura que buscou integrar técnicas e saberes artísticos, produção de material audiovisual e a confecção dos trabalhos”, destaca Nóbrega.
Segundo ela, a proposta foi determinante para ampliar a compreensão da importância da Educação Indígena e de sua contribuição para a cultura brasileira, além de criar esforços e trabalhar para uma maior conscientização e para o combate ao preconceito.