Índices mais preocupantes vêm de instituições localizadas em zonas rurais do estado. Levantamento mostra ainda que 46% das escolas de todo o estado têm acesso à internet
Um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou dados sobre a infraestrutura de escolas em todo o Brasil no Painel Conectividade Nas Escolas. A pesquisa traz dados das unidades de ensino do Acre, e classifica em relação ao acesso à energia elétrica, conexão de internet, e presença de laboratórios de informática.
Em números gerais, são 532 escolas sem energia elétrica em todo o estado, o que totaliza 35%. Sem acesso à internet, são 694 escolas, 46% do total. Em relação a laboratórios de informática, 137 (9%) unidades não contam com esse tipo de instalações.
Zonas rural e urbana
O painel também permite a categorização entre escolas rurais e urbanas. O primeiro grupo é o que apresenta os números mais preocupantes. 531 escolas localizadas em zona rural não têm energia elétrica, o que representa um índice de 48% das 1.097 que constam na pesquisa. Na zona rural, também são 680 sem acesso à internet, 62%.
Das 22 cidades acreanas, as três com maior número de escolas sem energia elétrica são Santa Rosa do Purus, com 60 (94%), Sena Madureira, com 93 (64%), e Jordão, com 57 (81%).
Na lista de acesso à internet, Santa Rosa do Purus também aparece com o menor número. Das 64 escolas da cidade, apenas (92%) têm conexão disponível. Logo depois vem o município de Jordão (87%), seguido de Assis Brasil com escolas (78%).
A capital acreana é a que tem melhor situação. Das 245 escolas de Rio Branco, 8 não têm energia elétrica (3%) e 19 não têm acesso à internet (8%). Porém, os números são piores na zona rural, com 8 unidades sem energia elétrica (13%) e 15 923%) sem internet.
A pesquisa levantou informações de 1509 escolas, sendo 1097 na zona urbana e 412 na zona rural. O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), e atualizará a reportagem assim que houver resposta oficial do órgão.