Secretaria de Educação do município disse que vai reorganizar o calendário letivo para reduzir os prejuízos nas aulas
Com as aulas suspensas até o dia 30 de abril, a Secretaria de Educação de Rio Branco anunciou, nesta terça-feira (14), que não vai aderir as aulas a distância com os alunos da rede pública municipal durante a quarentena. A gestão argumenta que o método não é viável devido à idade dos alunos.
As aulas foram suspensas em 17 de março, quando foram confirmados os primeiros casos de Covid-19 na capital acreana.
Diferente do município, a rede estadual de ensino aderiu ao ensino a distância e, inclusive, estuda uma forma de transmitir aulas pela TV para que os alunos que não tenham acesso à internet tenham acesso ao conteúdo.
A capital acreana tem 74 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Em todo estado, são 99 pessoas infectadas até esta terça. Três pessoas já morreram vítimas da doença.
Planejamento
Em nota, a Educação municipal informou que não aconselha o ensino a distância e outras práticas remotas devido à idade dos alunos, que são crianças de 2 a 10 anos e com pouca habilidade de aprendizagem sem ajuda presencial de um professor.
Outra preocupação destacada é a que as famílias também não possuem recursos necessários para ajudar no ensinamento dos alunos. A Educação teme ainda que nem todos os alunos tenham acesso aos conteúdos e consigam aprender sem auxílio de um profissional.
Para não prejudicar os estudantes, a Educação prometeu replanejar o calendário letivo, criando estratégias para reduzir os impactos causados nos estudos das crianças, mas ainda não detalhou como deve ser feito.