Os resultados do projeto integrador, que beneficiou mais de 600 alunos do município foram apresentados na quarta-feira, 27
Alunos do curso Técnico em Administração oferecido pelo Senac Acre aos estudantes do Novo Ensino Médio da Escola Valério Bispo Sabala, localizada na zona rural de Brasiléia, município a 232 km da capital, apresentaram na quarta-feira, 27, o resultado do projeto integrador Consciência Financeira. O trabalho, iniciado em agosto, envolveu 26 estudantes em uma série de atividades que destacaram a importância do uso consciente do dinheiro, especialmente entre os jovens.
Ao longo dos três meses do projeto, os estudantes promoveram oficinas no próprio Senac em Brasiléia, própria Escola Valério Bispo Sabala, além de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Coronel Manoel Fontenele de Castro, totalizando mais de 600 atendimentos realizados.
Durante o evento de encerramento, o aluno Diego Germano relatou sua experiência no curso técnico profissionalizante oferecido pelo Senac, destacando o impacto positivo dessa escolha, da diferença na abordagem de ensino, mais prática e dinâmica, que o ajudou a sair de sua zona de conforto e a desenvolver habilidades como falar em público. “Chegando aqui (no Senac), vimos que o que íamos fazer era totalmente diferente do que estávamos acostumados. Agora, pegar o microfone sem nada para ler e falar só o que aprendi me obrigou a mudar. Foi totalmente diferente do que estava acostumado nesses 11 anos de escola”, revelou.
O orientador educacional do Senac Acre, Natanael Oliveira, elogiou a dedicação do grupo, mesmo diante das dificuldades, como as grandes distâncias enfrentadas pelos alunos. “Mesmo morando longe uns dos outros, eles se uniram e desenvolveram um trabalho excepcional, sendo 100% protagonistas do processo”, destacou.
A coordenadora da unidade do Senac Brasiléia, Gildéia Rodrigues, celebrou os resultados, enfatizando a transformação proporcionada pela educação profissional. “Ver esses jovens superando desafios e assumindo o protagonismo em um projeto como esse é emocionante. Eles não apenas aprenderam, mas ensinaram, mostrando que são capazes de transformar realidades”, afirmou.
O projeto contou com o suporte técnico do Sicredi, que ministrou palestras e recebeu os alunos em uma visita para aprofundar conhecimentos sobre investimentos e planejamento financeiro. A representante da instituição, Gigliane Dias, ressaltou a importância de abordar educação financeira desde cedo e agradeceu o convite para contribuir com a formação dos jovens.
Os dados e resultados das oficinas foram apresentados pelos alunos durante o evento, que contou com a presença de gestores escolares, representantes do Senac Brasiléia e do Sicredi.
AVISO LEGAL: As informações existentes nessa mensagem e nos arquivos anexados são para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas. Favor apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será tratado conforme as normas da empresa e a legislação em vigor.