Uma feira de empreendedorismo mobilizou, nesta quarta-feira, 27, jovens estudantes do 6º ao 9º ano da Escola SESI, em Rio Branco (AC), transformando a sala de aula em um verdadeiro espaço de criatividade e aprendizado prático.
Um dos objetivos da Escola SESI é estimular o empreendedorismo dos jovens durante toda a vida escolar e proporcionar aos estudantes experiências de vivência única e inovadora com aprendizado prático, responsabilidades, metas e desafios.
De acordo com a professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental anos finais, Melissa Abrantes, o projeto visa proporcionar uma experiência prática em economia e negócios.
“A feira de empreendedores tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades dos estudantes com relação ao empreendedorismo e seu projeto de vida. Ou seja, não é só aquilo que ele quer ser, mas o que ele tem de especial em habilidade que podem ser desenvolvidas para que ele avance cada vez mais”, pontuou.
A disciplina de empreendedorismo é integrada à matriz curricular do ensino fundamental e médio. Todo o material é preparado pelos alunos, com o apoio de seus familiares, proporcionando uma experiência de aprendizado colaborativo.
A coordenadora do projeto e professora da disciplina de Empreendedorismo e Projeto de Vida, Luciana Cristina, enfatizou a importância de incentivar o pensamento crítico e a responsabilidade dos alunos, que se dedicaram ao projeto com empenho e comprometimento.
“A feira do empreendedor faz parte de todo o desenvolvimento trabalhado ao longo do ano. Então, durante todo o tempo trabalhamos as características empreendedoras e o impacto ambiental que o nosso consumo causa ao meio ambiente. Após todas as abordagens levantadas, realizamos a feira do empreendedor sustentável, que tem como fim a apresentação de produtos que são produzidos pelos alunos”, acrescentou Cristina.
Sofia Babosa, de 13 anos, estudante do 7º ano, criou jarros de plantas utilizando garrafas pets. “Nós juntamos todo o tipo de garrafas pets e criamos diversos vasos de plantas. Reciclamos também as tampinhas de garrafas e latinhas que foram transformados em botons com diferentes desenhos, incluindo caricaturas com fotos dos nossos professores. Isso trouxe um grande aprendizado de como é possível reciclar e criar qualquer coisa, descartando menos lixo”, ressaltou.
Quem prestigiou o evento pôde comprar produtos criados pelos próprios estudantes. Jogos, brinquedos, sabonetes, porta-trecos, copos e pulseiras foram alguns dos artigos apresentados pelos jovens durante a feira.
As matrículas para 2025 já estão abertas na Escola SESI/AC e os interessados podem se dirigir à unidade de ensino. O foco do SESI é proporcionar o desenvolvimento integral e a preparação dos alunos para os desafios do futuro.