..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Alunos da Escola SESI vivem dia de empreendedor

Alunos da Escola SESI vivem dia de empreendedor

Uma feira de empreendedorismo mobilizou, nesta quarta-feira, 27, jovens estudantes do 6º ao 9º ano da Escola SESI, em Rio Branco (AC), transformando a sala de aula em um verdadeiro espaço de criatividade e aprendizado prático.

Um dos objetivos da Escola SESI é estimular o empreendedorismo dos jovens durante toda a vida escolar e proporcionar aos estudantes experiências de vivência única e inovadora com aprendizado prático, responsabilidades, metas e desafios.

5

De acordo com a professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental anos finais, Melissa Abrantes, o projeto visa proporcionar uma experiência prática em economia e negócios.

“A feira de empreendedores tem como objetivo desenvolver as competências e habilidades dos estudantes com relação ao empreendedorismo e seu projeto de vida. Ou seja, não é só aquilo que ele quer ser, mas o que ele tem de especial em habilidade que podem ser desenvolvidas para que ele avance cada vez mais”, pontuou.

A disciplina de empreendedorismo é integrada à matriz curricular do ensino fundamental e médio. Todo o material é preparado pelos alunos, com o apoio de seus familiares, proporcionando uma experiência de aprendizado colaborativo.

A coordenadora do projeto e professora da disciplina de Empreendedorismo e Projeto de Vida, Luciana Cristina, enfatizou a importância de incentivar o pensamento crítico e a responsabilidade dos alunos, que se dedicaram ao projeto com empenho e comprometimento.

6

“A feira do empreendedor faz parte de todo o desenvolvimento trabalhado ao longo do ano. Então, durante todo o tempo trabalhamos as características empreendedoras e o impacto ambiental que o nosso consumo causa ao meio ambiente. Após todas as abordagens levantadas, realizamos a feira do empreendedor sustentável, que tem como fim a apresentação de produtos que são produzidos pelos alunos”, acrescentou Cristina.

Sofia Babosa, de 13 anos, estudante do 7º ano, criou jarros de plantas utilizando garrafas pets. “Nós juntamos todo o tipo de garrafas pets e criamos diversos vasos de plantas. Reciclamos também as tampinhas de garrafas e latinhas que foram transformados em botons com diferentes desenhos, incluindo caricaturas com fotos dos nossos professores. Isso trouxe um grande aprendizado de como é possível reciclar e criar qualquer coisa, descartando menos lixo”, ressaltou.

7

Quem prestigiou o evento pôde comprar produtos criados pelos próprios estudantes. Jogos, brinquedos, sabonetes, porta-trecos, copos e pulseiras foram alguns dos artigos apresentados pelos jovens durante a feira.

As matrículas para 2025 já estão abertas na Escola SESI/AC e os interessados podem se dirigir à unidade de ensino. O foco do SESI é proporcionar o desenvolvimento integral e a preparação dos alunos para os desafios do futuro.