..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

Acadêmicos vão ter que cadastrar passaporte da vacina contra Covid-19 para ter acesso à Ufac

Universidade Federal do Acre lançou um site para estudantes cadastrem o passaporte. Aulas retomam no próximo dia 10, de forma híbrida

Os acadêmicos da Universidade Federal do Acre vão ter que cadastrar o passaporte de vacinação que comprove que estão com esquema vacinal completo contra a Covid-19 para poderem voltar às aulas presenciais. A Ufac lançou nessa quarta-feira (2) um site exclusivo para os estudantes fazerem esse procedimento.

A obrigatoriedade de apresentação do passaporte da vacina foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) no dia 16 de dezembro do ano passado. A medida contraria uma decisão anunciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Com a decisão, os acadêmicos são obrigados a apresentar a carteira com as duas doses mais a dose de reforço para poderem ter acesso ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais na Ufac. Nos casos de vacinação incompleta, o aluno tem 30 dias após o início do período letivo presencial para regularizar a situação.

Os documentos que comprovam a vacinação podem ser a carteira de vacinação digitalizada ou o comprovante de vacinação emitido pelo aplicativo Conecte SUS.

“Nós criamos o sistema para que o aluno possa encaminhar para a coordenação do seu curso o documento que comprova que ele está com seu esquema vacinal completo. Isso para que possa ter autorização na sua matricula curricular para ter acesso ao ambiente universitário e frequentar as atividades acadêmicas presenciais”, disse a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno.

Os estudantes que tenham contraindicação da vacina contra a Covid-19 devem apresentar atestado médico para comprovar a situação.

Ainda segundo a Ufac, cabe à coordenação de cada curso acessar o sistema de passaporte vacinal, no ato da matrícula, e deferir ou não o acesso dos estudantes ao ambiente universitário e às atividades presenciais.

Retomada das aulas presenciais

A pró-reitora informou que o primeiro semestre de 2021 foi concluído no final de janeiro deste ano na Ufac. No próximo dia 10 de fevereiro vai ser iniciado o período letivo complementar, de 30 dias, de forma híbrida.

Esse período, que vai até o dia 17 de março, é voltado para algumas disciplinas para conclusão de curso ou que não foram ofertadas no período regular por algum problema.

Já o segundo semestre de 2021 está previsto para iniciar no dia 21 de março, ampliando o percentual de atividades presenciais na universidade.

“Para esse período, no nosso planejamento é retornamos de forma presencial, no entanto seguindo ainda algumas medidas. Vamos trabalhar com 75% da carga horária das disciplinas de forma presencial e 25% de forma ainda remota. E, alguns docentes que são do grupo de risco, também vão trabalhar suas disciplinas de forma remota, porque a legislação garante a eles esse direito”, explicou.

Apesar da previsão de retomada das atividades presenciais, a pró-reitora disse que a tudo vai depender do cenário da pandemia no estado.

“Estamos acompanhando o cenário epidemiológico e se, no início de março, a recomendação do nosso Comitê Covid aqui da Ufac for no sentido de não retornarmos presencial, vamos ter que rever essa posição. Esse é o nosso planejamento, por enquanto”, concluiu.