..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

Sistema Fecomércio/AC comenta dados do MTE quanto à formação de emprego

Rio Branco, ao contrário do que se imagina, está na terceira posição na disponibilização de vagas

O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, comentou na tarde desta sexta-feira, 20, os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As recentes publicações indicam a evolução da criação de vagas formais em todo Brasil e, em novembro, destacou vários setores produtivos que representariam a atividade econômica. O Acre, no entanto, estaria à contramão dos resultados.

De acordo com Garó, o Brasil gerou 99.232 vagas de empregos formais, enquanto o estado acreano reduziu 616 postos, na mesma observação feita em Tocantins e Rondônia. Contudo, o saldo acumulado do ano no Acre foi de 4.458.

“O estado tem um estoque de emprego celetista, que é o número de postos ocupados, fortemente concentrado no comércio, com 24.824 cargos; e serviços, com 31.923 cargos. O número de vagas criadas no Estado é de 881”, explicou Egídio.

Rio Branco, ao contrário do que se imagina, está na terceira posição na disponibilização de vagas. “Com 201 vagas, enquanto Tarauacá assume a segunda posição, com 204 postos, e o primeiro lugar é de Cruzeiro do Sul, com estoque de 500 vagas de trabalho, quando levamos em consideração o acumulado entre os meses de janeiro e novembro de 2019”, finalizou Garó.