Cerca de 42 milhões de trabalhadores, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, têm direito ao saque de até R$ 1 mil
Os mais de 42 milhões de trabalhadores, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, que têm direito ao saque emergencial de até R$ 1 mil de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vão começar a receber o dinheiro nesta quarta-feira (20). Recebem primeiro os trabalhadores nascidos em janeiro. No dia 30 será a vez de quem faz aniversário em fevereiro. Os saques extraordinários vão ocorrer até 15 de junho. Quem perder a data terá até 15 de dezembro de 2022 para retirar a grana.
É importante destacar que o valor a ser liberado vai depender do saldo que cada pessoa possui no FGTS, considerando a soma dos valores disponíveis de todas as suas contas do FGTS. O dinheiro será creditado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem. Procurada, a Caixa não informou qual o valor médio de saque.
A Caixa adverte, no entanto, que o trabalhador que não quiser fazer o saque extraordinário do FGTS deverá acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito. E mesmo que o dinheiro esteja na conta, o trabalhador poderá optar pela anulação do crédito automático, por meio dos mesmos canais, até 10 de novembro de 2022. Outra opção é não mexer no valor liberado para que o recurso retorne corrigido à conta do FGTS, depois de 15 de dezembro de 2022.
Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio do aplicativo.
O trabalhador que não quiser fazer o saque extraordinário do FGTS deverá acessar o aplicativo ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.
A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente no celular pela Apple Store ou Play Store.
O número do PIS/NIS está disponível para consulta on-line nos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador, opção “Meu NIS” e também no site da Caixa, por meio do endereço https://www.caixa.gov.br/servicos/nis, opção “Acessar meu NIS”.
Como conferir o saldo
A consulta ao saldo pode ser feita ainda pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, que pode ser baixado gratuitamente no celular pela Apple Store ou Play Store.
Na página da Caixa Econômica na internet é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho ou em algum extrato antigo que o trabalhador tenha, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS.
Quem tem o SMS cadastrado vai receber o valor do saque por mensagem no celular. A adesão é simples: basta acessar a página da Caixa na internet ( https://www.caixa.gov.br/ ), selecionar a opção FGTS, Entrar, “Mensagem via Celular”, informar o número do NIS ou PIS/Pasep e clicar no botão Cadastrar Senha. Pronto! Seu acesso já está liberado. Basta agora selecionar Serviços no Celular.
Cabe destacar que o acompanhamento on-line das informações do FGTS permite ao trabalhador a gestão da regularidade dos depósitos em sua conta vinculada.
Outra forma de receber o extrato do FGTS é em casa a cada dois meses. O trabalhador deverá informar seu endereço completo na página da Caixa, em uma agência bancária ou pelo telefone 0800 726 01 01.
Calendário de saque do FGTS
Data de liberação Mês de aniversário
- 20 de abril janeiro
- 30 de abril fevereiro
- 4 de maio março
- 11 de maio abril
- 14 de maio maio
- 18 de maio junho
- 21 de maio julho
- 25 de maio agosto
- 28 de maio setembro
- 1º de junho outubro
- 8 de junho novembro
- 15 de junho dezembro