..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

Protagonismo feminino nos negócios é discutido em evento com apoio do Sebrae no Acre

Evento apresentou caminhos para empreender de forma assertiva

Capacitar e orientar empreendedoras para os negócios e o protagonismo. Essa é a missão Rede Mulher Empreendedora, do Sebrae no Acre e parceiros. Para isso, foi realizado na segunda-feira, 09, no Teatro Plácido de Castro, o “Ela Pode”.

O evento contou com diversas palestras focadas no empreendedorismo feminino. O objetivo é encorajar mulheres que já empreendem e alcançar aquelas que desejam empreender. Dessa forma, elas desenvolvem crescimento pessoal, independência financeira e tomada de decisão nos negócios.

O encontro foi realizado em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, com as discussões: liderança, comunicação, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais. Sendo apoiador do empreendedorismo, o Sebrae no Acre, disponibilizou para sorteio, dois cursos voltados a capacitação das empreendedoras.

O Líder Coach, é voltado para melhorar a atuação de líderes, chefes e funções que tomam a frente os negócios. Já o segundo curso, o Empretec, desperta ações e técnicas empreendedoras. No total, quatro mulheres foram contempladas com os cursos, agora, elas podem desenvolver e melhorar a atuação nos negócios.

Jucilene Silva foi sorteada com o Empretec. A história dela com o empreendedorismo começou após a formação universitária. A engenheira agrônoma teve muitas barreiras na profissão, pensando em alternativas, ela arriscou no ramo da moda e partir disso começou a vender roupas. As frustações deram uma pausa e logo surgiram outras oportunidades e mesmo assim, ela percebeu que gostava de empreender e buscou conciliar as duas ocupações.

Assim, nasceu à loja virtual “Jchick” e desde então ela segue no empreendedorismo. Jucilene destaca que quer ganhar espaço no mercado, ser tornar uma líder e vencer os desafios. “O meu principal desafio é o financeiro, ainda estou aprendendo conceitos como logística e formas de entrega. Sempre quis fazer o Empretec desde a primeira vez que ouvir falar dele. Quero aprender muito e aplicar no meu negócio, pois quero ser uma empreendedora de sucesso”.

O Ela Pode é apoiado pelo Google e tem o objetivo de capacitar por meio do programa 135 mil mulheres até dezembro de 2020, oferecendo possibilidades profissionais. Os treinamentos são abertos para mulheres a partir de 16 anos. Podem ser empreendedoras de pequeno, médio ou grande porte e também mulheres em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Os cursos sorteados

O Empretec estimula o amadurecimento de características empreendedoras, aumentando a competividade e as chances de permanência no mercado. Além disso, é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) promovido em cerca de 40 países. Ele é aplicado em 60 horas de capacitação em seis dias de imersão e a participante é desafiada em atividades práticas baseadas em 10 características comportamentais: buscas de oportunidade, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informação, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento, persuasão e redes de contato e autoconfianças.

Já o Líder Coach aprimora talentos e extrai o que há de melhor em cada colaboradora com ferramentas e técnicas de coach. Essa solução capacita empresárias e gestoras na busca da alta performance de suas equipes, reconhecendo potenciais, competências e definindo metas claras e tangíveis aos negócios.