..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Indústria demonstra falta de confiança pelo segundo mês consecutivo, mostra CNI

Indústria demonstra falta de confiança pelo segundo mês consecutivo, mostra CNI

Na passagem de janeiro para fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial permaneceu em 49,1 pontos

Na passagem de janeiro para fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) manteve-se em 49,1 pontos. Com isso, os empresários da indústria demonstram pessimismo pelo segundo mês consecutivo, revela a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quinta-feira (13).

Segundo a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Cláudia Perdigão, o pessimismo dos empresários impacta as decisões de negócio do setor industrial.

“Em um cenário de baixa confiança, espera-se desaceleração de investimentos. Após 2024 registrar evolução muito positiva desse indicador, essa queda na confiança pode impactar o andamento dos projetos que não foram executados no ano passado e ficaram para 2025. Isso acende um sinal de alerta para os próximos meses”, explica Perdigão.

Confira abaixo o comentário completo da especialista:

De acordo com o levantamento, os componentes do ICEI não registraram mudanças significativas entre janeiro e fevereiro. O Índice de Condições Atuais subiu 0,2 ponto, para 44,4 pontos.

Embora a avaliação dos empresários sobre o momento das empresas e da economia brasileira tenha melhorado levemente, o indicador continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando que, para eles, as condições atuais são piores do que há seis meses.

Já o Índice de Expectativas não mudou e continua em 51,5 pontos, o que demonstra que os empresários têm perspectivas positivas para os próximos seis meses. Esse resultado, no entanto, é explicado unicamente pelas boas expectativas dos industriais para as empresas, uma vez que a avaliações sobre o futuro próximo da economia continuam negativas.

Mais sobre o ICEI

O ICEI é uma pesquisa mensal da CNI que mede a confiança dos empresários da indústria. Para esta edição, foram consultadas 1.108 empresas: 447 de pequeno porte; 414 de médio porte; e 247 de grande porte, entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2025.