Suspensão será por até seis meses e vale apenas para quem recebe auxílio emergencial ou seguro-desemprego. Demais clientes poderão pagar prestação menor
A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta segunda-feira (7), novas medidas que facilitam o pagamento do financiamento habitacional. As famílias que estão recebendo auxílio emergencial ou seguro-desemprego poderão suspender o pagamento das prestações em até seis meses.
Os clientes que não se enquadram nessa situação poderão pagar valor reduzido da prestação de até 25% por seis meses. Acima desse percentual até 74,99%, por até três meses, fazendo autodeclaração de perda de renda.
Acima de 75%, é preciso procurar a Caixa e apresentar documentos que comprovem a perda de renda para avaliação. “Queremos ajudar a população nesse momento sensível”, destacou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Para fazer a pausa no pagamento das prestações ou reduzir o valor da parcela, os mutuários precisam acessar o aplicativo (App) Habitação ou por telefone (0800 104 0104).
Durante a suspensão do pagamento da prestação ou redução nos valores, o que não for pago pelo mutuário será incorporado ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente.
A Caixa alerta que o contrato não está isento da incidência de juros remuneratórios, seguros e taxas. As condições iniciais do contrato como taxa de juros e prazo serão mantidas.
Oferta de 180 mil imóveis
A Caixa anunciou também o 1º feirão digital da casa própria , que será realizado de 25 de junho a 4 de julho. Serão ofertados cerca de 180 mil imóveis em todo o país, com a participação de mais de 600 construtoras.
Também serão ofertados mais 6 mil imóveis retomados pela Caixa em condições especiais de financiamento e prazo de carência.
Segundo a Caixa, os interessados poderão fazer todo o processo pela internet, desde a escolha do imóvel na plataforma do evento (disponível a partir de 25 de junho, no endereço http://www.caixa.gov.br/feirao) e realizar o simulação do financiamento e seja atendido por correspondentes do banco via chat.