..::data e hora::.. 00:00:00

Economia

Câmara muda Lei das Estatais no mesmo dia da indicação de Mercadante

Câmara muda Lei das Estatais no mesmo dia da indicação de Mercadante

Medida ainda precisa passar pelo Senado Federal

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (13) um projeto que altera a Lei das Estatais, flexibilizando indicações políticas. A votação relâmpago se deu no mesmo dia em que  Aloizio Mercadante foi anunciado à presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez o anúncio do nome nesta terça-feira (13), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Pela legislação, pessoas que participaram de “estruturação e realização de campanha eleitoral” deveriam passar por quarentena de 36 meses antes de assumir um cargo público. Mercadante foi coordenador de campanha de Lula. 

Segundo o texto aprovado na Câmara, a quarentena passa a ser de 30 dias. O texto ainda precisa passar no Senado Federal. Se isso acontecer, Mercadante poderá assumir o banco de desenvolvimento em janeiro de 2023. 

A votação foi criticada por parlamentares do partido Novo por supostamente beneficiar o próximo governo. 

“A emenda tem nome e sobrenome: emenda Aloizio Mercadante. A relatora fala sobre diretórios pequenos. Mas, com todo respeito, é caçoar a inteligência dos deputados. Hoje mesmo Aloizio Mercadante foi anunciado”, disse Marcel Van Hattem (Novo-RS).

O presidente da Câmara, Arthur Lira, rebateu as acusações de casuísmo e disse que o texto foi bem recebido por todos os líderes, inclusive o do PL, Altineu Côrtes (PL-RJ), que não teria feito objeções.