..::data e hora::.. 00:00:00

Amazônia

Queimadas atingiram área do tamanho da Paraíba em agosto, diz MapBiomas

Queimadas atingiram área do tamanho da Paraíba em agosto, diz MapBiomas

Na comparação com agosto de 2023, as queimadas aumentaram em 149%

O mês de agosto soma quase metade (49%) da área atingida pelas queimadas no Brasil desde janeiro deste ano, com 5,65 milhões de hectares devastados pelo fogo . Essa extensão equivale a todo o estado da Paraíba , segundo um levantamento do Monitor do Fogo, do MapBiomas divulgado nesta quinta-feira(12).

A alta nos incêndios em 2024 foi de 149% em comparação ao índice de 2023, o equivalente a 3,3 milhões de hectares.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio em todo o país entre janeiro e a primeira semana de setembro chegou a 164.543 - o maior para este período desde 2010 e o quinto desde o início da série histórica, em 1998 — o pior ano foi 2007, com 184.010 focos.

São Paulo no centro da alta dos incêndios

Os incêndios registrados em São Paulo nas últimas semanas foram decisivos para o salto alarmante, uma vez que o estado concentra 86% das queimadas de 2024 só no mês de agosto, sendo 90% delas em áreas da agropecuária.

Até o momento, 15 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos incêndios criminosos em território paulista. A Defesa Civil do estado estendeu o alerta máximo para incêndios até sábado (14).

Biomas em chamas

Os biomas mais afetados pelos incêndios são o Cerrado e o Pantanal. O governo estima que, só no Mato Grosso do Sul, as queimadas já tenham atingido 2 milhões de hectares.

Além disso, a Amazônia também foi uma das mais atingidas pelas chamas, com 2 milhões de hectares queimados. Nos últimos cinco dias, a região Sudoeste da floresta foi considerada a maior emissora de gases de efeito estufa do planeta.

O único bioma que não teve aumento no número de queimadas foi o Pampa, no Rio Grande do Sul.