A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), busca através das contações de histórias, propagar a educação ambiental e assim gerar sensibilização nas crianças para terem cuidado com o meio ambiente.
Na escola Drª Ana Turan Machado Falcão, no bairro Quinze, a equipe da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal (EAHFLOR), contou a história da Árvore Generosa de Shel Silverstein.
Segundo o agente ambiental da Semeia, Wellton Nilo, a intenção do EAHFLOR é informar, de maneira divertida às crianças desde a pré-escola, sobre a importância da preservação da natureza para a construção e transformação da sociedade.
“Através dessas atividades lúdicas, elas conseguem entender a importância da educação ambiental em nosso convívio.”
A atividade pretende incentivar a interdisciplinaridade dos assuntos tratados nas escolas, unindo interpretação teatral junto ao cenário caracterizado ao tema sobre o meio ambiente, usando como ferramenta a contação de histórias para incentivar a conscientização, conservação e o cuidado com o meio ambiente.
“As crianças adoram e sempre participam. Cada vez que a equipe vem é um tema diferente, então, elas já esperam. Quando falamos que o pessoal do meio ambiente vem aqui, todos ficam animados porque sabem que vem coisa boa e nós só temos a agradecer porque eu acredito que as escolas devem abrir as portas para esse tipo de aprendizado, porque é das nossas sementinhas que vão crescer as árvores”, destacou a coordenadora da escola, Ana Carolina.
Ao final da atividade as crianças se divertem com as brincadeiras realizadas pela equipe, mas o aprendizado do dia foi entendido pelos pequenos, como disse Maria Eloah de 5 anos.
“Todo mundo tem que cuidar do meio ambiente.”