Uma área de aproximadamente quatro hectares foi destruída pelo fogo, na tarde de domingo (1º), no Ramal Bom Jesus
, em Rio Branco, e colocou algumas casas próximas ao local em risco.
O vento forte ajudou o fogo a se espalhar rapidamente sobre a vegetação seca. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enfrentou dificuldades para controlar o fogo.
“A gente conseguiu controlar do outro lado e novamente deu reignição e nesse momento o vento começou a ficar mais forte e a se alastrar novamente, mas graças a Deus conseguimos controlar e cessar”, pontuou o sargento Mourão, dos Bombeiros.
A guarnição que atendeu a ocorrência usou abafadores e bombas de água para conter as chamas.
Uma das maiores preocupações do Corpo de Bombeiros nesse tipo de incêndio é de o fogo atingir as casas, por isso é preciso ter alguns cuidados.
“As pessoas que têm residência próximo de áreas desocupadas, com mata muito alta, nesse período seco, que façam aceiros [faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo] ao redor de suas casas para que evitem futuros danos. Hoje, ia acontecendo coisa pior, como essa casa quase ia sendo incendiada”, alertou o tenente.
Segundo os bombeiros, de sexta-feira (30) até domingo (1°) mais de 200 ocorrências foram registradas tanto em Rio Branco como em municípios vizinhos.
Na semana passada, foram mais de 220 ocorrências, apenas em Rio Branco.
Portal G1/AC