..::data e hora::.. 00:00:00

Amazônia

Acre é o 5º estado da Amazônia Legal com maior número de queimadas ao somar mais de 2 mil focos em 28 dias

Acre é o 5º estado da Amazônia Legal com maior número de queimadas ao somar mais de 2 mil focos em 28 dias

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais contabilizam número de focos de queimadas entre 1º de agosto e este domingo (28). Pará é o estado da Amazônia Legal que mais queima, com mais de 10 mil focos no período avaliado

Em 28 dias, o Acre já registrou 2.071 focos de queimadas no mês de agosto, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre os estados da Amazônia Legal, o Acre é o 5º com mais número de focos entre 1º a 28 de agosto. De janeiro a agosto, o total de focos de queimadas soma a 2.521.

Os dados são captados diariamente através do Programa Queimadas do Inpe com ajuda do satélite de referência Aqua.

Abaixo, o gráfico mostra os estados da Amazônia Legal com mais focos de queimadas. Pará lidera o ranking com mais de 10 mil focos em 28 dias.

grafico 001

Apesar da quantidade elevada de focos de queimada neste mês, em relação a mesma época dos últimos três anos os dados reduziram no Acre. O levantamento do Inpe mostra que em 2021, 2020 e 2019 o número de focos ficaram acima dos 3 mil.

  • 2021: 3.185
  • 2020: 3.578
  • 2019: 3.051

fumaca 002 webFumaça cobre cidade de Rio Branco, capital do Acre — Foto: Arquivo/Alexandre Noronha

Nuvem de fumaça

Os últimos dias têm mostrado um reflexo das consequências das queimadas neste período do ano. Um cortina de fumaça vem cobrindo as cidades acreanas. De acordo com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), isso é resultado dos focos de calor registrados tanto no Acre como também nos estados de Rondônia e Amazonas.

“A fumaça que vem desses focos de calor é trazida para o Acre também se acumulando com a fumaça proveniente de queimadas aqui da região. Tudo isso para dizer que, apesar das fronteiras existentes, a fumaça não respeita esse limite de fronteira, tanto a fumaça proveniente de Rondônia, do Amazonas e do nosso próprio estado se somam juntando esse acumulado de fumaça no ar que a gente vem observando esses dias” disse Queren Luna, técnica de monitoramento do Cigma.

Os municípios com maiores índices de focos de calor, entre os dias 22 a 25 de agosto estão Feijó (348), Tarauacá (209), Manoel Urbano (69) e Rio Branco (51), juntos eles acumulam 677 focos, segundo os dados.

fumaca 003 webAcre tem mais de 2 mil focos de queimadas em agosto — Foto: Arquivo/Alexandre Noronha

“Em relação a esta quinta, quando havia bastante fumaça no céu de Rio Branco, Manoel Urbano e Feijó, a gente consegue ver esse acumulado em números. Só no dia 25 o Acre juntou 526 focos de calor, Rondônia 539 focos de calor e Amazonas 591. Os estados dispararam nesse dia”, acrescentou.

A fumaça que vem afetando as cidades acreanas nos últimos dias já registrou um número de poluentes no ar de até quatro vezes maior do que o considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O limite, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 15 µg/m³. Porém, a partir de 12 µg/m³ já oferta risco em uma exposição prolongada.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, os bombeiros destacaram que no fim de semana as queimadas aumentam.

“Essa época é bastante crítica, os trabalhos são intensificados em virtude dessa cultura de queima que ainda é forte aqui na nossa região. Nossa instituição empreende esforços adicionais justamente para oferecer as respostas e minimizar os impactos. Estamos com o efetivo reforçado”, frisou o tenente Freitas Filho.