..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Voz popular

Pesquisa Datacontrol, realizada entre os dias 05 e 06/04/2021, com um universo de 400 entrevistados, distribuídos em todo o estado, atestou que o deputado Alan Rick (DEM) é tido pela população acreana como o maior destaque do parlamento acreano na Câmara Federal.

Ranking 

Pelo levantamento, quando indagado pelo pesquisador acerca de qual deputado federal da atual legislatura tem o mandato mais produtivo, quando o assunto é carrear benefícios para o Acre, o democrata desponta com 12,3% das citações, seguido pela social democrata Mara Rocha com 8,3% e do emedebista Flaviano Melo com 5,3%.

Reflexos 

A foto registrada pela pesquisa reflete a continua movimentação de Alan Rick no encaminhamento de recursos para o Estado, através de emendas e viabilização de convênios com os mais diversos órgãos da administração federal, retratando, ainda, o bom trânsito do parlamentar na capital da República.

Imagem2

Sofrível 

Ainda pelo mesmo Datacontrol, só que numa pesquisa realizada no dia 12 de abril, com 602 entrevistados, tendo como universo Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom, submetido a avaliação de 100 dias de gestão à frente da prefeitura da capital, obtém ínfimos índices de avaliação.

Números 

Na pesquisa, somente 4,7% dos entrevistados consideram a gestão de Bocalom como ótima. 18,6% consideram-na boa; e 13,3% rotulam-na como regular. Para 20,9% a gestão é ruim; 35,5% cravam que Bocalom exerce uma péssima administração. E 7,0%~não sabem/não responderam.

Imagem3

Aprovação 

A mesma pesquisa que avaliou Bocalom, traz boa notícia para o governador Gladson Cameli (PP). Instados a comentar o modo de administrar do governador, 22,3% dos pesquisados cravam que o desempenho do Cruzeirense à frente dos destinos do Estado é ótimo. 43,5% consideram-no bom e 16,6% como regular. 8,0% avaliam como ruim, 8,6% como péssimo e 1,0% não sabem/são responderam.

A outra face 

Alheio às degolas nos cargos comissionados ligados a seu mandato – ato patrocinado pelo Palácio Rio Branco - o senador Sérgio Petecão (PSD), apontado como pré-candidato ao governo do Acre em 2022 -, comentou durante entrevista à Rádio Integração, em Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira, dia 14, que não vê problema em apoiar a reeleição de Gladson Cameli (PP).

Pragmatismo

Na entrevista, Petecão foi enfático ao afirmar que, dependendo da conjuntura, apoiaria o governador acreano apesar das divergências de opinião, e até de não concordar com atitudes do chefe do Palácio Rio Branco.

E o bambu gemendo “Fui surpreendido por algumas falas do governador, onde ele dizia que onde tivesse algum cargo de confiança meu, ele demitiria. Essas pessoas que ele está demitindo, são pessoas que votaram nele. Eu vejo pessoas que até perseguiam o Gladson, hoje foram nomeadas por ele”, comentou o senador.

Estratégia

Sérgio Petecão avalia ainda que é desnecessário Cameli demitir as pessoas que são ligadas ao grupo político do senador.“Essa pauta de discussão do processo eleitoral de 2022 eu tenho procurado evitar. Não é só decisão minha, mas do meu grupo político, das pessoas que me seguem. Agora, lá em 2022, a gente vai discutir”, frisou.

Pleito

Secretários de segurança pública estaduais vão levar ao ministro Anderson Torres (Justiça) um apelo para ampliar a imunização dos profissionais do setor.“A solução dada pelo Ministério da Saúde não nos atende. O porcentual (de doses) é baixíssimo e a vacinação é um tema urgente. Policiais não têm teletrabalho”, disse Cristiano Sampaio, presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública. A abertura da reunião com o ministro hoje será feita por Jair Bolsonaro. Insatisfeitos, os policiais fazem parte da base de apoio do presidente.

Na fila

Segundo o secretário, nas tabelas de distribuição das doses aos Estados, a Saúde destinou apenas 5% para os profissionais de segurança pública. Para Torres, a prioridade prometida aos policiais ainda não aconteceu.

Mata no peito

Em Tocantins, onde Sampaio é secretário, o porcentual se traduz em 360 doses para os 9 mil policiais. Por isso, o Estado fará como SP, PA e MG: vai vaciná-los sem restrições.

Agora vai?

Torres esteve na noite de terça-feira, 13, com o ministro da Saúde para pedir que policiais subissem na lista de prioridades. Segundo interlocutores, Marcelo Queiroga teria se mostrado sensível ao apelo. Há expectativa de que o Plano Nacional de Imunização seja atualizado.

Kit

O deputado Ivan Valente (PSOL-RJ) entrou com uma ação contra o Conselho Federal de Medicina, pedindo a suspensão da resolução que trata do uso de cloroquina. Pede ainda que o CFM seja condenado a indenizar quem tiver sido lesado pelo tratamento.

Cofrinho…

A OAB teria de desembolsar cerca de R$ 360 milhões para vacinar o mais de 1,2 milhão de advogados em todo o País, de acordo com estimativa elaborada por um dos conselheiros da entidade.…aberto

A ordem decidiu realizar estudo de viabilidade para a compra de vacinas. O valor apresentado considera que a OAB teria de comprar o dobro de doses necessárias, para poder doar metade ao SUS.

Lento

Apesar de lamentarem a demora de mais duas semanas, governadores viram com certo alívio a decisão de Ricardo Lewandowski sobre a Sputnik V: ao menos, força a Anvisa a se posicionar logo.

Cada um…

Apesar de aliados de João Doria não terem gostado do apoio do líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas, para ampliar a CPI da Covid, a cúpula do partido não se queixou.…no seu quadrado

A leitura é que a posição de Izalci está mais relacionada à questão local, do Distrito Federal, do que qualquer outra coisa. O senador é adversário local do governador, Ibaneis Rocha (MDB).

Gravador

A representação contra Jorge Kajuru (Cidadania-GO) no Conselho de Ética, presidido por Jayme Campos (DEM-MT), deve ficar em banho-maria. Não há pressa para o colegiado voltar a funcionar.