..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Vice e versa

Vice e versa

Os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Nicolau Júnior (PP) vão em busca de um novo mandato na próxima semana no comando da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Acre, invertendo as funções que exercem hoje. Os dois pretendem continuar a dobradinha que iniciaram em 2019, quando Nicolau foi eleito presidente da Assembleia Legislativa e Gonzaga primeiro-secretário.

Composição

Pela nova composição ambicionada para o biênio 2025/2026, o comando da casa retorna ao quadro original, com Nicolau na presidência da Casa e Luiz Gonzaga na primeira-secretaria. O deputado Pedro Longo (PDT), que pretendia disputar a vaga de presidente, abdicou da ideia. Ele vai compor a chapa com Nicolau e Gonzaga, seguindo na primeira vice-presidência. Instado a comentar sobre a composição da nova mesa, o governador Gladson Cameli (PP) enfatizou que a chapa legislativa conta com 100% do seu aval. “Apoio 100%”, afirmou Cameli.

Antecipação

Pelo regimento da Assembleia, a eleição deveria ocorrer apenas em fevereiro do próximo ano, mas será antecipada antes mesmo das eleições municipais. A expectativa é de que a escolha da nova mesa ocorra na próxima terça-feira (9), um dia após a audiência pública que vai discutir a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2025.

Imagem2

Embaixada

Ontem, 02, o Senador Sérgio Petecão (PSD-AC) participou de uma reunião importante com o ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e com Paulo Rocha, superintendente de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), para tratar dos detalhes da implantação do escritório de representação da Sudam no Acre.

Protagonismo

O parlamentar destacou para as autoridades a importância do papel social e econômico que a autarquia representa para o desenvolvimento da região amazônica, em especial para o estado do Acre, que carece de incentivos fiscais e de políticas públicas que fomentem o desenvolvimento regional.

Integração

Depois da exposição sobre a importância do órgão como importante ator para o desenvolvimento do estado, Petecão defendeu que a instituição deve garantir que os investimentos oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Fundo Constitucional do Norte (FNO) sejam descentralizados, a fim de impulsionar o setor industrial do nosso estado.

Demanda

Petecão também relatou haver participado, recentemente, de um evento da Federação das Indústrias do Acre (Fiac), com a presença de empresários locais, instituições e representantes do governo estadual, em que se discutiu a necessidade urgente de reestruturar a Sudam no estado e de estreitar relações com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Compromisso

Tanto o ministro Waldez Góes quanto o superintendente Paulo Rocha comprometeram-se a buscar soluções junto ao governo federal e às bancadas parlamentares da Região Norte para reestruturar a Sudam, de modo a permitir que a instituição desempenhe plenamente sua função de promover o desenvolvimento da região amazônica, gerando incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais.

Imagem3

SOS

O Senador Alan Rick (UB), Coordenador da Bancada Federal do Acre, se reuniu com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para solicitar ajuda emergencial diante da iminente crise hídrica envolvendo o Estado, presente os baixos níveis dos rios em várias cidades, especialmente Rio Branco, ´que apresentaram uma redução progressiva nos últimos dias.

Equipamentos

“Pedimos bombas de captação flutuantes, pagamento de caminhões-pipa, estações compactas de purificação de água e caixas d’água. Além do reconhecimento dos decretos de emergência ambiental do Estado, da Capital e dos demais municípios que apresentarem”, enumerou o Senador.

Resposta

O Ministro Waldez Góes se comprometeu em atender todas as solicitações e explicou que o Ministério está fazendo o monitoramento da situação, com mapeamento dos locais em situação de risco de falta d’água e elaborando medidas de contingência.

Ação complementar

O Senador Alan Rick também tem destinado emendas para os municípios implantarem sistemas de abastecimento de água. Na última semana, ele anunciou a destinação de R$ 1,5 milhão para a construção na Vila Verde, comunidade com 150 famílias, na Transacreana, em Rio Branco.

Imagem4

Movimento

O comando local de greve docente da Ufac, realizou ontem, terça-feira, 2, mais uma assembleia extraordinária, na qual se deteve a pauta em defesa do sindicato e de apresentação dos princípios de retomada das atividades.

Posição

Após mais uma tentativa do comando local de greve da Ufac em dialogar com a reitoria e protocolar novo documento do termo de acordo no formato jurídico adequado, a reitoria informou ao movimento grevista que, novamente, não irá assinar o documento e recusou a proposta em compor o grupo de trabalho para debater demais demandas da pauta local.

Contestação

Diante da situação, a Associação dos Docentes da Ufac (Adufac), sindicato da universidade da qual fazem parte os docentes do comando local de greve, elaboram, em assembleia, uma carta aberta à reitoria. Ataques ao sindicato, à sua diretoria, ao comando local de greve ou à assembleia docente foram rechaçados e repudiados na carta.

Imagem5

Fortaleza

Caso Joe Biden desista da candidatura, Michelle Obama é o único nome democrata capaz de vencer Donald Trump nas eleições de novembro nos Estados Unidos, segundo pesquisa eleitoral da Reuters em parceria com o Ipsos, divulgada nesta terça-feira,2/7.

Hipóteses

O levantamento mostra que a ex-primeira-dama venceria Trump por 50% a 39%, caso disputasse a eleição. Michelle, no entanto, já declarou diversas vezes que não pretende concorrer ao cargo. Segundo a pesquisa, nenhum dos outros nomes cotados para substituir Biden no pleito conseguiriam vencer o candidato republicano em um confronto hipotético.

Alternativa

A atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, ficou atrás de Donald Trump, com 42% a 43% das intenções de voto respectivamente. Já o governador da Califórnia, Gavin Newsom, aparece três pontos percentuais atrás do republicano. Enquanto o democrata surge com 39%, o republicano aparece com 42%.

Desistência

Outro nome ventilado para substituir Biden, a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, recebeu 36% de apoio contra 41% de Trump. Além disso, o levantamento aponta que um em cada três democratas acreditam que Joe Biden deve desistir da eleição após o desempenho questionável no debate contra Trump.

Descarte

Apesar das críticas, o atual presidente dos Estados Unidos afirma que não pretende desistir da disputa. Publicamente, o Partido Democrata tem expressado apoio a Biden. Contudo, existem rumores na mídia norte-americana de que a sigla discute substituir o atual candidato após a enxurrada de críticas após o embate com Trump.