..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Transparência 

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri  (PSB),  mantendo compromisso com a transparência, informou à população que o poder municipal, na manhã de hoje, 5/06, foi alvo de cumprimento de mandados de busca e apreensão realizado pela Polícia Federal, no desenrolar da “Operação Dose de Valores”, com lugar na Secretaria Municipal de Saúde e na Comissão Permanente de Licitações, quando foram solicitados e fornecidos documentos relativos a compras realizadas no período de 2016 a 2019 e apreendido um computador.

Elucidação 

A gestora reitera seu apoio a toda ação de combate à corrupção e coloca todas as unidades administrativas à disposição para prestar informações que venham a ser solicitadas pelas instituições.

Mais do mesmo 

Na mesma direção, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), informa que também nesta sexta-feira,  agentes da Polícia Federal estiveram na sede da Sesacre, em Rio Branco, e na sede da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), em cumprimento a um mandado de busca e apreensão de documentos no almoxarifado.

Alvo 

O Secretário Alisson Bestene comunica, ainda, que o Governo do Estado colabora para a elucidação da investigação judicial e que os documentos ora relacionados pela polícia são referentes a relatórios financeiros, objetos de um inquérito policial iniciado em 2018.

Posição

Ressalta, ainda, que a gestão do governador Gladson Cameli apoia a correta aplicação de todos os recursos públicos, em consonância com o zelo e observância à leis ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com a justiça e verdade.

Destaque 

Ainda sobre a prefeita Socorro Neri, ela coordenou na manhã de hoje  uma reunião virtual de prefeitos do Brasil e do Chile para tratar do enfrentamento ao novo coronavírus. O encontro foi promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que realiza encontros como esses, sempre coordenado por um prefeito diferente. 

Ferramenta

A reunião foi transmitida, ao vivo, através da página da Prefeitura e da FNP no Facebook, assim como continua disponibilizada para aqueles que não conseguiram assistir o evento.

Colégio 

Além de Socorro Neri, participaram da reunião o prefeito da cidade de Araraquara/SP, Edinho Silva e o prefeito de cidade chilena de La Granja, Felipe Delpin, e do secretário-executivo da Asociación Chilena de Municipalidades (AChM), Jaime Belmar.

Pauta

O objetivo da reunião foi debater sobre as medidas de distanciamento social adotadas pelos prefeitos ao redor do mundo, além de outras posturas que garantam o sucesso no combate à pandemia. Ao iniciar o debate, Socorro Neri destacou os esforços realizados pelos municípios para proteger a população e amenizar os impactos do novo coronavírus. “Este momento em que estamos vivendo preocupa a todos nós e tem nos impelido a tomada de decisões, buscando fazer o melhor por nossa gente.”

Debate

O Partido dos Trabalhadores, por intermédio da TVPT Acre, patrocina nesta sexta feira, às 17 horas, uma live com o tema ”A importância do SUS no Combate ao Coronavírus”, que vai contar com a presença do ex-ministro da Saúde e médico, Artur Chioro, também do deputado estadual, Daniel Zen, ex-governador e médico, Tião Viana, e o professor doutor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Marcelo Siqueira. O evento pode ser acessado pelas redes sociais nos endereços a seguir: YouTube https://youtu.be/Z-5Yanr3rMk; Facebook  https://www.facebook.com/ptacre/videos/551845515505030/?sfnsn=wiwspmo&extid=d0GqA5ZLyLsA3Fct&d=n&vh=e e no instagran https://www.instagram.com/ptacre/.


poronga

Sinistro 

O Ministério Público Federal, por meio da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR/MPF), emitiu uma nota nesta sexta-feira (5), data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em que denuncia o “crescimento vertiginoso dos danos ambientais” em função das políticas voltadas para o setor implantadas pelo governo Jair Bolsonaro. 

Ação deliberada

Segundo reportagem do jornal O Globo, o texto ressalta que “esses danos visíveis e em franca expansão não constituem obra do acaso; pelo contrário, são o resultado lógico e esperado de uma série de medidas e ações desconstrutivas e omissões”.

Destruição em marcha

A nota destaca como pontos preocupantes o aumento do desmatamento ilegal e das queimadas em todo o país, a ocupação ilegal de terras públicas; a propagada flexibilização de normas e regramentos infralegais (citada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante reunião ministerial do dia 22 de abril),  nomeações sem critérios técnicos para órgãos ambientais, além do  represamento de multas ambientais, entre outros fatores.

Vergonha alheia 

Sobre o dia do Meio Ambiente, o ex-senador Jorge Viana anotou na sua conta no twitter que  “o Brasil, lamentavelmente, meio ambiente não é mais sinônimo de vida, virou referência de destruição, de irresponsabilidade, de ganância e insensatez. O ministro do meio ambiente brasileiro é uma vergonha e aliado da destruição”.

Maquiagem 

A propósito do governo Bolsonaro, o governo federal determinou que as divulgações de boletins epidemiológicos, com registros atualizados de casos confirmados e de óbitos decorrentes da Covid-19, sejam enviadas apenas às 22 horas, após a exibição de todos os telejornais com maior audiência no país. 

Sob nova administração 

A informação é do portal Correio Braziliense. Segundo o jornal, uma fonte do alto escalão do governo revelou que a decisão é permanente. A intenção de atrasar a entrega dos boletins existe desde que Luiz Henrique Mandetta estava à frente do Ministério da Saúde. mas o agora ex-ministro sempre havia se recusado a acatar a determinação. 

A culpa é do sofá

A estratégia do Palácio do Planalto é evitar que os dados estejam disponíveis no horário dos telejornais noturnos, período de maior audiência nas redes de televisões brasileiras. A ordem estabelece que os dados sejam enviados à imprensa no final da noite, mesmo que os documentos já estejam prontos às 19 horas.