O governador Gladson Cameli, nesta quarta-feira (10), acompanhado da primeira dama Ana Paula, incursionou pelas terras marginais ao igarapé São Francisco, em Rio Branco, averiguando as condições de moradia da comunidade vitimada pela alagação do córrego no último final de semana. Cameli doou mais de 100 sacolões aos moradores atingidos pela enchente nos bairros Geraldo Fleming e Parque das Palmeiras.
Comparativo
A disposição do governador em prestar solidariedade às vítimas do alagamento, suscitou severas críticas ao prefeito Tião Bocalom (PP), vez que durante o transbordamento do riacho este não foi visto prestando solidariedade à população desafortunada e, também, os moradores reclamam da ausência da estrutura do poder municipal no socorro às vítimas.
Lupa
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito com o objetivo de apurar eventuais irregularidades na construção do hospital de campanha na área do Hospital Regional do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul (AC).
Varredura
O procedimento investigatório, que será conduzido pelo procurador da República Bruno Araújo de Freitas, também vai investigar a suposta prática de atos de improbidade administrativa consistentes na violação dos princípios orientadores dos procedimentos de contratação pública, conforme representação recebida pelo membro do MPF em Cruzeiro do Sul.
Objeto
Entre os fatos a serem auditados, está o prazo extremamente curto – menos de 24 horas – concedido as empresas para elaboração de proposta, considerada a complexidade de uma obra deste porte e a vultosa quantia envolvida, circunstância que restringe a participação de possíveis empresas interessadas. Em decorrência, apenas duas das empresas consultadas manifestaram interesse na obra e apresentaram propostas, sendo que ambas possuem estreitas relações e laços de parentesco com gestores do executivo estadual.
Detalhes
Outro fato que despertou a atenção foi a diferença entre os valores empregados na instalação do hospital de campanha na capital, Rio Branco, e em Cruzeiro do Sul, este 50% superior. No entender do Ministério Público, esta disparidade no valor da obra não está plenamente justificada. O inquérito tem o prazo de um ano, podendo ser prorrogado, e após a instrução e apuração de todos os fatos, o procurador responsável poderá decidir pelas medidas cabíveis ao caso.
Alô, Datena!
Ontem, 10, o governador Gladson Cameli concedeu entrevista ao programa Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, comandado pelo jornalista e apresentador José Luiz Datena. Gladsoni expôs a situação vivenciada no Acre em meio à pandemia do coronavírus, ao surto de dengue e à cheia de rios e igarapés. O gestor afirmou que os casos de Covid-19 seguem em alta e, consequentemente, mantêm a rede pública hospitalar no limite de sua capacidade no atendimento aos pacientes.
Explanação
Cameli relatou ainda as ações emergenciais que estão sendo feitas pelo governo do Estado para combater o vírus. Segundo o governador, novos leitos de UTI serão abertos em Rio Branco e Cruzeiro do Sul nas próximas 48 horas.
Desabafo
“Estamos procurando dar uma resposta imediata à sociedade, mas sabemos que, apesar de todos os investimentos, isso tem um limite. Tenho buscado todos os poderes e instituições para que possamos dar as mãos e virar essa página. Quando se fala em Amazônia, só se fala que estão queimando a floresta, esquecendo que temos aqui mais de 26 milhões de amazônidas”, pontuou.
SOS
Gladson relatou ainda a necessidade urgente de vacinar a população do Acre. O governador alertou sobre a questão fronteiriça com Bolívia e Peru, além da proximidade com Amazonas e Rondônia, focos da 2ª onda da covid-19. A saúde pública nos dois estados vizinhos colapsou e pacientes estão sendo transferidos para outras regiões do país. Ao fim da conversa, Gladson Cameli ressaltou que o Estado segue em busca da contratação de mais servidores para a saúde, sobretudo de médicos, e a dificuldade em encontrar esses profissionais disponíveis no mercado.
Discutindo relações
Um dos temas do jantar entre João Doria e ACM Neto ocorrido na terça feira, 9, foi a possível saída do vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, do DEM para ingressar no PSDB. O ex-prefeito e presidente da legenda riscou nesse ponto uma linha vermelha para o futuro da relação entre os partidos: se Garcia sair agora do DEM, o mal-estar dificultará ainda mais as conversas rumo a 2022.
Tudo acabado entre nós
ACM Neto argumentou, segundo um interlocutor de ambos: se João Doria quer mesmo o DEM longe do Planalto, levar Garcia para o PSDB fortalecerá a ala bolsonarista de seu partido. Um conhecedor explica: tirar Rodrigo Maia do DEM é uma coisa, pois ele está brigado com ACM Neto e tem passe livre; mexer com Garcia, que deve assumir o governo em 2022 se Doria se licenciar para disputar a Presidência, é bem mais complexo. Segundo relatos, o jantar transcorreu em clima “amigável” e “franco”.
Friends
O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) disse à imprensa que tem mantido conversas com o apresentador Luciano Huck “com alguma regularidade”. “Desenvolvemos uma amizade cívica. Ele é alguém genuinamente interessado em colaborar num projeto de futuro para o País.”
Foco
Cotado para a vaga que será aberta em julho no STF, o ministro da Justiça, André Mendonça, quer apresentar resultados em uma de suas principais agendas: a da integração dos sistemas de segurança pública.
In loco
Ele inicia nesta quinta-feira, 11, uma série de viagens aos Estados para tratar diretamente com as forças de segurança locais sobre o compartilhamento de informações com o governo federal para o combate ao crime organizado e à criminalidade violenta.
In loco 2
O ministro da Justiça terá encontros com os governadores Camilo Santana (PT-CE) e Fátima Bezerra (PT-RN) e com gestores da Segurança Pública.
Foco
Desde que assumiu o ministério, em abril do ano passado, Mendonça estabeleceu como meta a implementação do Susp (Sistema Único de Segurança Pública).
Mora…
Foi tamanha a contundência de Gilmar Mendes em defender seu voto favorável à defesa de Lula no caso das mensagens da Operação Spoofing que um GIF (vídeo curto que se repete infinitamente) do ministro se alastrou nos grupos de advogados.
…na filosofia.
Gilmar fala no GIF em uma “grande confusão”, porém, em alemão. O GIF “viralizou” para “comemorar” o voto do ministro, que chegou a ser saudado, em tom de brincadeira, de “o Arthur Schopenhauer” do Supremo.