O vice-governador do Estado do Acre, Major Wherles Rocha (PSL), lançou nota em sua conta no facebook repudiando os ataques e ilações maldosas que, no seu dizer, “tem sido plantadas na imprensa local no intuito de atacar a pessoa do presidente regional em exercício do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Manoel Pedro de Souza Gomes, o Correinha”.
Alvo
Raciocina o vice governador que “A política tem tornado-se um ambiente hostil, onde muitos usam de subterfúgios para atacar e denegrir a imagem e a honra de seus desafetos. No Acre, infelizmente, essa prática tem sido a mesma”.
Ação reiterada
E segue: “Nesta semana, por duas vezes o presidente do PSDB, foi vítima desta política baixa e hostil, patrocinada por políticos e grupos que tem ambições não de defender o Acre, mas sim de usurpar e se locupletar com o bem público.
O PSL, Cidadania e o PSDB confiam plenamente no caráter e integridade do presidente em exercício, Manoel Pedro (Correinha)”
Méritos
Ainda: “Correinha é um dos maiores defensores deste projeto em favor de Rio Branco, nele estão inserido os sonhos e anseios de cada acreanos. Sendo assim, não foi a toa que seu nome foi definido para conduzir o partido e a campanha neste pleito, por sua lealdade e capacidade de construir e agregar em nome de um projeto maior que é a defesa do Acre”.
Timoneiro
Por fim: “Este grupo seguirá sendo conduzindo pelo presidente em exercício, Manoel Pedro (Correinha) e conta com a confiança e respeito de todos os aliados deste grupo político. Wherles Rocha”
Conquista
A prefeita Socorro Neri (PSB), atendendo a um pedido da deputada federal Vanda Milani (Solidariedade), irá construir um abrigo para cerca de 250 taxistas dos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Xapuri. A reivindicação trará melhorias nas condições de trabalho dos profissionais do volante, já que eles ficam expostos ao sol e chuva na região do calçadão da Gameleira.
Condições de trabalho
“O projeto já está pronto, o ponto de taxi terá ar-condicionado, televisão e um banheiro anexo. A idéia é melhorar as condições de trabalho desses profissionais que muito contribuem com o direito de ir e vir de milhares de pessoas” disse a deputada. Vanda atende a uma antiga reivindicação da categoria. Ela foi recebida pela prefeita Socorro Neri em seu gabinete, na prefeitura de Rio Branco. Representantes da categoria acompanharam a agenda.
Boas novas
Durante o encontro, a parlamentar ainda destacou que com o apoio do governo federal a BR 317 que liga os municípios do Alto Acre à capital está sendo totalmente revitalizada. Os recursos são oriundos de emendas alocadas no orçamento da união a partir de ações dos parlamentares federais.
Mais um
o Ministério Público Eleitoral propôs ação de impugnação da candidatura de Bené Damasceno (PP) na cidade de Porto Acre, município localizado cerca de 60 km de Rio Branco.
Óbices
Segundo argumentos do órgão eleitoral, Bené praticou ato doloso de improbidade administrativa. “Resta impossível o deferimento do registro de candidatura do impugnado” diz o promotor Efrain Mendonça em sua pelo que argúi o impedimento do prefeito.
Combo
Ainda de acordo o MPE, Bené deixou de enviar ao portal de Transparência do TCE, documentos referentes a licitações por compras diretas, dispensa de licitação ou contratos firmados em 2017. Ele foi multado pelo órgão controlador.
Prontuário
O promotor eleitoral afirma ainda que em investigação no exame do TCE “foi revelado outras irregularidades que também merecem censura e julgamento desfavorável ao impugnado”, diz o relatório.
Recorde macabro
Em sete meses de pandemia, o Brasil chegou na tarde deste sábado, 10, à marca de 150.023 mortes por covid-19, de acordo com dados do levantamento realizado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL com as secretarias estaduais de Saúde.
Triste resultado
A análise da taxa de óbito em cada Estado também confirma o mau resultado brasileiro no combate ao novo coronavírus. Se fossem países independentes, quatro unidades federativas estariam no topo do ranking mundial com os piores índices de morte por milhão de habitantes.
Referência negativa
Hoje, o Peru é quem apresenta a maior taxa de óbito no mundo, com 1.002 casos por milhão de habitantes, segundo aponta a organização Worldometers, que compila estatísticas de órgãos oficiais sobre a pandemia.
Nada a comemorar
No momento em que o Brasil tinha ultrapassado as 150 mil mortes, nosso País assumiu a 4ª posição, com 704 mortes por milhão, atrás ainda de Bélgica e Bolívia, e levemente à frente da Espanha.
Caos
Levantamento do jornal O Estado de São Paulo indica que quatro unidades do Brasil têm índice ainda pior do que o Peru. São eles: Distrito Federal (1.127 óbitos por milhão de pessoas), Rio de Janeiro (1.113), Mato Grosso (1.034) e Amazonas (1.019). A reportagem excluiu Roraima no ranking por ter população estimada de 605,7 mil habitantes – número inferior, portanto, ao critério adotado.
Suspiro
Na outra ponta da tabela, Minas Gerais aparece com a menor taxa do Brasil, de 381 mortes por milhão. Estados da região Sul, onde o coronavírus também chegou mais tarde, vêm logo em seguida: Santa Catarina (404), Paraná (410) e Rio Grande do Sul (451).
Engrenagem
Segundo pesquisadores, o fato de a pandemia se manifestar em momentos e intensidades distintas ajuda a explicar a disparidade de mortes nos diferentes locais do Brasil – mas não é a única justificativa. Sudeste, Norte e Nordeste registraram pico de óbitos por covid-19 no período entre o fim de abril e meados de maio. Já as regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram uma curva mais tardia, com maior patamar no mês de julho.