..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Solidariedade

Solidariedade

As notas de solidariedade à senadora Mailza Gomes (PP) continuam a proliferar. Ontem a deputada federal Vanda Milani, presidente estadual do PROS/Acre, veio a público externar solidariedade à progressista, que no dizer de Milani, está sendo desrespeitada por integrantes de seu próprio partido – o PP – que tenta negar-lhe o direito nato de concorrer ao cargo de Senadora da República nas eleições vindouras, mirando o mandado que vai de 2023 a 2030.

Méritos 

No dizer da deputada Vanda Milani, embora concorrente ao mesmo posto que ela almeja – o senador federal, que nas eleições deste ano disponibiliza apenas uma vaga -  é direito da progressista concorrer pelo seu partido a esta vaga, sopesando o fato dela ter tão bem exercido o mandato de 2019 a 2022 e também, conduzido a sigla na qual está filiada, na condição de Presidente Estadual da agremiação. 

De mulher pra mulher 

Por fim, Vanda salienta que vem de público expressar sua solidariedade e respeito à mãe, a mulher e a senadora da República Mailza Gomes. Enquanto isso, o governador e seus partidários encontram-se desde hoje em Brasília tentando desatar os nós que amarram o destino dos progressistas acreanos. 

Imagem2

Contraponto 

Ainda sobre a profusão de notas que confrontam o ambiente do PP, no domingo, 19, dezenas de mulheres reuniram- na sede do Partido Progressistas, em Rio Branco, para declarar apoio à reeleição de Gladson Cameli ao Governo do Estado e reiterar reivindicação para reconduzi-lo ao cargo de presidente estadual dos Progressistas.

Destino final 

A missiva será levada à Brasília e entregue à Executiva Nacional, juntamente com mais dois documentos assinados por cinco deputados estaduais e cinco prefeitos acreanos, todos destacando a necessidade de Cameli ser reconduzido ao cargo de Presidente da Executiva Estadual.

Pormenores 

O encontro, organizado pelo Movimento das Mulheres Progressistas, ressaltou que Gladson presidiu o partido em todo o Acre no período de 2006 a 2019, e, posteriormente, se manteve na qualidade de vice-presidente numa comunhão de esforços com o então presidente e membro fundador, o atual deputado estadual José Bestene.

Pauta

“Nosso objetivo é demonstrar apoio irrestrito à recondução do governador Gladson Cameli à presidência do nosso partido, retomando nossa agenda de diálogos e atos partidários que somarão a união de esforços de todos os correligionários que escrevem a história do nosso partido e do nosso estado”, disse a professora e psicóloga Gizelda Silveira.

Reconhecimento 

A secretária partidária, Nazaré Souza, disse durante o ato que o governador Gladson Cameli tem trabalhado de forma atuante pelo desenvolvimento do estado e buscado um alinhamento permanente com o presidente Jair Bolsonaro. “O Acre e o Brasil precisam de harmonia entre os nossos líderes para que seja garantido o progresso que a nossa população tanto precisa”, afirmou Nazaré.

Questão de lógica 

No final do ato, as mulheres presentes frisaram que Gladson é o mais forte pré-candidato ao governo do Acre, e, por já ocupar a cadeira de governador, e sobretudo por seu potencial e liderança política no Estado do Acre, detém papel fundamental para uma coalizão política em prol de sua reeleição e da reeleição do presidente Jair Bolsonaro a Presidência da República. 

Imagem3

Ação de ofício

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, ontem, segunda-feira, 20, um grupo de mães dos bebês que morreram por síndromes respiratórias, em Rio Branco. Na ocasião, o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento assegurou que a investigação das mortes é uma prioridade e que está sendo feita de forma rigorosa. 

Rigores da lei

“Vamos usar todas as nossas forças para investigar individualmente cada caso. O Ministério Público está atento e já tem dois procedimentos instaurados nas Promotorias com atuação nas áreas de saúde e infância. Sei que o momento é doloroso e, por isso, me solidarizo com todas as famílias”, disse. 

Esclarecimentos 

O MPAC apura se houve negligência no atendimento às crianças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Pronto Socorro de Rio Branco. O Ministério Público monitora a disponibilidade de leitos de pediatria, medicamentos e insumos da rede pública estadual, destinados ao atendimento de crianças acometidas de vírus respiratórios. 

Teia 

Além da investigação, órgãos auxiliares, como o Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e Núcleo de Atendimento Psicossocial ( Natera) estão atuando no apoio às famílias. 

Também estiveram presentes o coordenador do Caop da Criança e do Adolescente, procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, o secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, o promotor Ocimar Sales, que responde pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, e a assessora de Relações Institucionais, promotora de Justiça Marcela Ozório. 

Rejeição 

A ministra Maria Bucchianeri, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), rejeitou hoje uma ação em que o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, pede que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT fossem condenados a pagar multa de R$ 25 mil por propaganda eleitoral antecipada. Na representação, o PL afirma que durante a convenção em que o PSOL formalizou apoio à pré-candidatura do petista à Presidência da República, o encontro serviu de espaço para um “verdadeiro ato de campanha ilícita”

Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse onte, segunda-feira, 20, não haver motivos para “comemorar os fatos recentes envolvendo a Petrobras”. Lira fazia referência o gesto de José Mauro Ferreira Coelho que renunciou à presidência da Petrolífera pela manhã. A saída do Executivo foi defendida por Lira na última 6ª feira, 17, depois de interlocutores da estatal terem anunciado um reajuste nos preços do diesel e da gasolina.

Tebet

A senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República, também disse ontem, 20, estar “pronta” para assinar um pedido de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Petrobras, proposta pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira, 17. Na opinião da senadora, a investigação não resultaria em uma mudança imediata no preço dos combustíveis, mas poderia “escancarar algo que esteja acontecendo de muito sério” na estatal.

Mudo 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu 24 horas para que as empresas de redes sociais bloqueiem os perfis e canais do PCO (Partido da Causa Operária). Em caso de descumprimento, a multa fixada é de R$ 20.000. A decisão foi assinada na sexta-feira, 17, e e publicada ontem, segunda-feira,20. O bloqueio afeta páginas no Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Telegram e TikTok.

Inversão de valores 

Pré-candidato do PL ao Governo do Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni faz eco às críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro, em que enxerga problemas de transparência, e defende a privatização e uma CPI para investigar a Petrobras.  Questionado sobre o desempenho do governo federal na pandemia, chamou a imprensa de negacionista. 

Imagem4

Escalando o time 

O es-governador e ex-senador Jorge Viana (PT), recorreu as redes sociais para apresentar a pré-candidatura do ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) ao posto de deputado estadual. Viana resume que “desafio que temos nessa campanha de 2022 é enorme: resgatar a esperança das pessoas e fazer o Acre e o Brasil voltarem a crescer com oportunidades para todas e todos”, pontua.

Chamada geral 

Por fim, Viana conclama os simpatizantes de suas causas a cerrarem fileiras visando a mudança no quadro político do estado. “Para isso precisamos somar forças. Então, a partir de hoje, vou apresentar a vocês as pré-candidaturas de companheiras e companheiros que vão estar com a gente nessa luta. O primeiro anúncio é mesmo muito bom: Marcus Alexandre pré-candidato a deputado estadual. Nosso time vai ser forte, mas precisa do reforço do seu apoio”, encerra o líder petista.