Os pedidos desesperado de ajuda para aquisição de oxigênio, feitos em vídeo pelo governador do Amazonas Wilson Lima (PSC), para obter oxigênio destinado ao atendimento de vítimas do Covid-19 naquele estado, foram ouvidos no Acre.
Socorro
Gladson Cameli repassou à imprensa que, assim que ficou sabendo dos pedidos desesperados do colega amazonense, mandou proceder um levantamento e estimativas no Acre para que, “se não faltar aos nossos pacientes”, o governo local possa ajudar no socorro aos amazonenses.
Apuros
No vídeo divulgado na noite deste domingo 10/01, o governador Wilson Lima informou que o Estado começa a ter dificuldades de oxigênio para atender a demanda dos hospitais que fazem atendimento de pacientes com Covid-19.
Colapso
De acordo com o governador amazonense, as empresas que fornecem o produto para o executivo estadual informaram que não têm mais condições de fornecer oxigênio na quantidade que o Estado está necessitando.
Reação
Após a ríspida discussão entre o governador Gladson Cameli e o prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim (MDB), durante reunião da Amac (Associação dos Municípios do Acre), ocorrida na última sexta feira, 08, o governador reagiu ao destempero do emedebista mandado exonerar aliados do senamadureirense que ocupavam cargos na administração estadual.
Queima total
O Banco do Brasil informou ao mercado nesta segunda-feira, 11, que aprovou um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE). O banco diz que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.
Essência
O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do País, com a desativação de 361 unidades (112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de 243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências, transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa, relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital).
Rá, Ré, Ri, Ró... Rua!
Além disso, o banco aprovou um Programa de Adequação de Quadros para otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos em suas unidades, e um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos. “A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento”, diz o banco.
Degola
A medida também afeta os partidários da deputada Meire Serafim, esposa de Mazinho. Hoje, 11, o Diário Oficial trouxe a demissão de mais de 15 pessoas ligadas aos Serafim. Entre os demitidos, figuras conhecidas do espectro administrativo do estado, como é o caso de Daniel Herculano Filho, que era comissionado na Sesacre e foi secretário de saúde de Sena Madureira durante quase todo o primeiro mandato de Serafim e ocupou também a função de presidente da Associação dos Secretários Municipais de Saúde do Acre.
Novo nome
Foi anunciado no sábado o novo nome para chefe da Casa Civil do governo do Estado: é Flávio Silva, homem de extrema confiança do governador Gladson Cameli e seu amigo desde a infância, além de ter trabalhado com o chefe do executivo desde que ele era deputado federal.
Caos
Com o fim do auxílio emergencial em dezembro e sem a garantia de extensão do benefício, uma taxa de 10% a 15% da população brasileira deve ser atingida pela extrema pobreza a partir deste mês.
Números
De acordo com cálculo do economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, a proporção de pessoas que estarão em situação de pobreza extrema, quando a renda é de até 1,90 dólar por dia, pode dobrar em relação a 2019, quando a taxa foi de 6,5% da população, ou 13,7 milhões.
Cenário
O estudo ainda aponta que a pobreza deve atingir de 25% a 30% da população. O pesquisador explica que a projeção considera o fim do auxílio emergencial e pressupõe um reajuste de 15% no Bolsa Família.
Indicativos
Desde que o valor do auxílio emergencial caiu pela metade, em setembro do ano passado, o número de pobres começou a subir novamente.
Público
Pelo estudo do economista Daniel Duque, o impacto da pandemia e do auxílio é, além de distributivamente maiores sobre os mais pobres, também são regionalmente mais fortes sobre o Nordeste e Norte.
Chances mínimas
A pressão de Jair Bolsonaro para instituir o voto impresso não encontra eco hoje nem entre aliados no Congresso. Membros da articulação política do governo também avaliam que há temas mais urgentes. Líderes partidários, porém, temem que a questão possa crescer e começar a ganhar peso em meio a um debate pré-eleitoral polarizado.
Estratégia
Presente os fatos expostos na nota anterior, a definição sobre quem será o próximo presidente da Câmara é crucial. Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo governo na disputa, tem prometido respeitar a vontade da maioria dos partidos no grupo dos líderes.
Consenso
“Eu sou contra o voto impresso, mas toda pauta que tiver algum apelo na sociedade será debatida no colegiado de líderes. Pauta e ganha quem tiver mais votos, é democracia”, disse Marcelo Ramos (PL-AM), vice de Lira.
Senta lá
Baleia Rossi (MDB-SP), nome de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa, disse ao jornal Folha de S. Paulo ser contrário à discussão do voto impresso em meio ao clima de desconfiança do sistema eleitoral.
Em que…
A PEC do voto impresso foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em dezembro de 2019. O próximo passo seria instalar uma comissão especial, o que depende do presidente da Casa.
… pé está
“Contei até com voto de deputado do PT na comissão. É uma pauta do Bolsonaro, mas não é exclusivamente dele. É suprapartidária”, disse a autora da proposta, deputada Bia Kicis (PSL-DF).