Em política é comum afirmar que os rumos políticos são aferidos por movimentos sutis. Pois bem! Ontem. terça-feira 16, a prefeita Fernanda Hassem empossou a nova secretária municipal de saúde de Brasiléia, Alissandra de Araújo dos Santos, em ato que contou com as presenças do senador da República, Alan Rick (UB), deputado federal Coronel Ulisses (UB) e o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), secretários municipais, equipes dos parlamentares e a lideranças do estado e do município. O movimento sinaliza uma coalizão para o pleito de 2026, data em que o senador Alan está sendo escalado por aliados para concorrer ao governo.
Balanço
Durante o encontro, o senador Alan Rick realizou uma prestação de contas de seu mandato, compartilhando realizações e projetos em benefício de Brasiléia. “Primeiramente quero agradecer a prefeita Fernanda e nosso vice-prefeito Carlinhos do Pelado, deputado Tadeu Hassem e o Francelio que abre esse espaço na secretaria de saúde para que uma grande profissional possa ajudar Brasiléia. É um momento em que todos nós damos as mãos por um grande pacto por Brasiléia”, disse o senador.
Desafio
Alissandra de Araujo que irá gerir a saúde municipal do município da fronteira é uma profissional renomada no estado e que reforçará o time que já é reconhecido pela excelente gestão do secretário que está deixando a pasta, Francélio Carneiro Barbosa, que foi deslocado para a pasta de Planejamento da prefeitura. “É um momento especial de muito desafio e também de muito orgulho por compor uma equipe tão compromissada com a saúde pública. A gente assume esse desafio com muita responsabilidade e compromisso de somar com todos vocês”, destacou a nova secretária.
Boas vindas
O deputado Tadeu enfatizou a visita e atuação desses mandatos em prol de Brasiléia. “Hoje é um dia especial para Brasiléia, recebemos a visita do senador Alan Rick e do deputado federal Coronel Ulisses, eles fazem prestação de contas de seus mandatos, já trouxeram recursos, mas o melhor ainda está por vir, foi anunciado investimentos pelos dois parlamentares para as diversas áreas”, disse Tadeu Hassem, destacando a importância do compromisso com o desenvolvimento local.
Ação conjunta
O deputado federal Coronel Ulysses parabenizou a perfeita Fernanda pelo excelente trabalho realizado no município e colocou o seu mandato a disposição. “Gostaria de parabenizar a prefeita Fernanda Hassem pelo excelente trabalho que tem feito aqui no município atendendo diversas áreas. Hoje estamos participando da posse da nova secretária de saúde, desejo que ela faça um excelente trabalho que vá de encontro aos asseios da população de Brasiléia que também pode contar comigo na busca de recursos para Brasiléia”, afirmou.
Merci
Por seu turno, a prefeita Fernanda Hassem expressou sua gratidão pela visita dos parlamentares federais, mencionou o legado deixado por Francélio Barbosa desde o primeiro mandato da gestora, passando pelas secretarias de administração e de saúde, ao tempo em que deu as boas-vindas à nova titular da saúde municipal, Alissandra Araújo, e reiterou o compromisso de trabalhar em conjunto para o progresso de Brasiléia.
Na folia
Após a celebração natalina, agora, Rio Branco, se prepara para uma grande jornada de folia. Será o Carnaval da tradição e da alegria. A Praça da Revolução voltará a abrigará o Carnaval. No dizer da administração municipal, será um mergulho nas raízes, uma ressurreição do carnaval de antigamente, quando as ruas do centro da cidade eram palco de alegria na festa do momo. O local foi escolhido devido a sua importância histórica e capacidade para receber grandes públicos.
Esquenta
O pré-carnaval será de 02 a 04 de fevereiro, no Coreto da Praça e o Carnaval Oficial começa dia 09 e se estenderá até o dia 14 de fevereiro, no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Rui Barbosa. Em uma coletiva a imprensa na manhã de ontem, terça-feira, 16, o prefeito Tião Bocalom (PP), falou da realização da festa e de como a prefeitura está se programando para o evento.
Ritmo de festa
“Nós resolvemos fazer aqui no centro para resgatar o carnaval como antigamente; o espaço é menor, mas a segurança com certeza é bem maior. O acesso pra todos que vem dos bairros acredito que seja bem melhor, pois está bem próximo do terminal. A prefeitura realizará o Carnaval 2024 na Praça da Revolução, aonde já tivemos um sucesso total nos festejos natalinos. Será um resgate cultural”, pontuou Bocalom.
Abrangência
O prefeito explicou ainda que nos bairros também haverá folia, ele disse que a prefeitura dará todo o apoio logístico para a realização dos eventos nos bairros. “A Prefeitura estará diretamente ajudando através da FGB a todos os eventos que sempre acontece aqui nos bairros. Então, não é porque nós vamos fazer o Carnaval aqui no centro que irá estragar os carnavais dos bairros, absolutamente”.
Bornal
Na data de ontem, 16, o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou apoio à pré-candidatura de Rodrigo Damasceno (Progressistas) à Prefeitura de Tarauacá. O anúncio foi feito pelo militante petista Cesário Braga, ex-presidente estadual do PT e importante liderança da sigla. O anúncio sobreveio após uma reunião com Damasceno e outros membros do Progressistas de Tarauacá.
Congraçamento
“Acompanhei a direção do PT de Tarauacá em um bom bate-papo com nosso amigo. Rodrigo Damasceno, um daqueles bons amigos que conheci na caminhada e que carrego no coração; leal, honrado e verdadeiro. Mais uma vez marcharemos unidos em busca de dias melhores para Tarauacá”, escreveu Cesário ao postar foto do encontro.
Interação
“O apoio logístico vai depender muito daquilo que os bairros vão trazer para a prefeitura como proposta. Então, a gente deixa em aberto até o dia 25 para que esses blocos, para que esses presidentes de bairros, possam procurar FGB, apresentar sua demanda e a gente dá uma devolutiva daquilo que a prefeitura vai poder ajudá-lo para fazer seu carnaval tradicional”, destacou o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Andeson Nascimento.
Novos tempos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, nesta terça-feira, 16, o projeto de lei que cria uma bolsa permanência para estudantes de baixa renda do ensino médio.
Burocracia
Um ato conjunto dos ministros da Educação e da Fazenda vai definir valores, formas de pagamento, critérios de operacionalização e uso da poupança de incentivo à permanência e conclusão escolar. Os valores serão depositados em conta a ser aberta em nome do estudante. O tipo de conta a ser aberta poderá ser a poupança social digital.
Público alvo
O texto prevê beneficiar quase 2,5 milhões de jovens cadastrados no Bolsa Família, sendo 2,4 milhões do ensino médio e 170 mil entre 19 e 24 anos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Palpos de aranha
O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, afirmou que ontem, 16, à imprensa nacional que a situação jurídica do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) é delicada, porque as apurações das acusações feitas pelo empresário Tony Garcia é apenas uma das investigações contra o parlamentar, ex-juiz da Operação Lava Jato e declarado suspeito pelo Supremo Tribunal Federal.
Desenrolar
O ministro do STF Dias Toffoli abriu um inquérito com o objetivo de apurar as ilegalidades cometidas por Moro. Ao comentar sobre o ex-juiz, o advogado Kakay afirmou ter sido procurado por “três pessoas que desejam denunciá-lo por irregularidades na deleção”. “Vai ‘chover’ outras pessoas, porque ele pressionou de forma irregular e até prendeu para que a delação fosse feita. Vários devem acionar o STF para desfazer a delação”, afirmou em entrevista à revista ISTOÉ.
Versão brasileira
Em entrevista ao site 247 (https://www.brasil247.com/) no ano passado, Garcia disse ter sido coagido por Moro a forjar informações à revista Veja que pudessem comprometer o ex-ministro José Dirceu (PT). De acordo com o delator, o ex-juiz transformou a capital paranaense na “Guantánamo brasileira”.
Ritmo de festa
Também numa entrevista ao 247, o advogado Roberto Bertholdo, perseguido por Moro, confirmou as revelações do empresário Tony Garcia, de que integrantes do Judiciário participaram da chamada “festa da cueca”, com garotas de programa, em Curitiba (PR), onde são julgados processos de primeira instância da Lava Jato.
Chantagem
Segundo Garcia, procuradores próximos de Moro tinham conhecimento da festa envolvendo desembargadores do Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4-RS), onde são julgados os processos da segunda instância jurídica na Lava Jato. O empresário disse que o ex-magistrado usou o evento para chantagear membros do TRF4. A chantagem seria para que magistrados do tribunal atendessem a interesses do ex-juiz.