..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Segredo de polichinelo

Segredo de polichinelo

Circula nos bastidores da política local e foi divulgado no Portal do Rosas (https://portaldorosas.com.br) trechos do voto da Ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi, posicionando-se diante do inquérito que apura suposta prática de delitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro e de crimes contra a Administração Pública envolvendo o governador Gladson Cameli (PP), agentes públicos (Secretários e cargos comissionados), empresários e familiares do governador, 

Ação desnecessária 

A ministra declinou em seu voto que o governador não está a interferir nas investigações e, portanto, não se revela necessário, no presente momento, o afastamento dele de suas funções. Diz, ainda, no seu arrazoado que a fase inquisitorial tem transcorrido normalmente, sem interferência do citado investigado na colheita de elementos indiciários, sendo necessária a verticalização da apuração, a fim de que fique devidamente esclarecida a atuação do governador no panorama até então desenhado, sublinhou a ministra. 

Resumo 

Ao final do despacho, a ministra manteve o sigilo dos autos, com o fito de preservar a investigação. Fato é que essa história ainda vai longe. Agora, é aguardar os próximos e emocionantes capítulos. Enquanto isso, o consumo de Maracugina dispara na cidade. 

Projeto de Lei 

A propósito do governador Gladson Cameli, ontem ele encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei complementar que trata do aumento dos professores e servidores da rede estadual de ensino. Diante da importância do tema, Cameli pediu urgência na tramitação do projeto.

Chancela 

Os parlamentares estaduais atenderam ao pedido e aprovaram, por unanimidade, a proposta que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais (PCCR) do ensino público estadual, adequando-o à lei federal que resultou em aumento de 14,95%, a contar de janeiro de 2023, para a categoria. 

Imagem2

Posse 

Na tarde de ontem, quarta-feira (15/3), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), na posição de presidente do Conselho da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), deu posse à ex-deputada Perpétua Almeida (PCdoB), como nova diretora da Agência.

Prestigio 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos (PCdoB) prestigiou a posse da correligionária comunista. A solenidade aconteceu na sede da Agência, em Brasília, e também contemplou a posse de Geraldo Alckmin como presidente do Conselho, juntamente com novos conselheiros. 

Parcerias 

Na sequência da posse, na reunião do Conselho, a diretoria da ABDI inaugurou o novo Espaço Analítico, Data ABDI. Na ocasião foi lançado o Observatório das MPEs, uma parceria da Agência com a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do MDIC.

Boas novas 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), esteve na manhã de ontem, quarta-feira (15), acompanhado do assessor especial de Articulação Institucional, Helder Paiva, na Câmara Municipal de Rio Branco para levar em mãos o PL que prevê o reajuste de 15% do salário dos professores municipais.

Harmonia 

O gestor municipal aproveitou a oportunidade e agradeceu pela contínua parceria entre a gestão e os vereadores que buscam uma capital melhor de se viver. O prefeito Tião Bocalom ainda reforçou que o reajuste é fruto de uma orientação do Governo Federal que foi prontamente atendida pela prefeitura.

Dever de casa

“Estive em Brasília, junto à Frente Nacional de Prefeitos, de onde vimos que muitos ainda não conseguiram cumprir com o reajuste salarial, ou seja, pagar o piso corretamente como já fizemos. E esses 15%, menos ainda estão conseguindo pôr em prática, mas temos o prazer de conseguir fazer isso aqui, com uma gestão transparente que preserve o bom gasto do dinheiro público e com isso conseguimos dar os 15% aos professores”, explicou.

A postos 

De acordo com o presidente da Câmara, Raimundo Neném, com essa atitude a prefeitura mostra mais uma vez que não tem medido esforços para atender as demandas trazidas pela população. “Aquilo que for de interesse do município de Rio Branco como a valorização do servidor, esta casa vai estar à disposição. E uma pauta dessa magnitude que é o reajuste salarial dos professores, estamos de prontidão para atender à prefeitura”, disse. 

Imagem3

Ativismo 

A deputada Socorro Neri (PP-AC) será membro titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, cujo presidente será José Priante (MDB-PA). 

José Priante iniciou neste ano seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados, sempre pelo MDB (antes, PMDB). Ele já presidiu outras comissões da Casa, como a de Desenvolvimento Urbano; e a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Antes, foi vereador em Belém (PA) e deputado estadual pelo Pará.

Compromisso 

Em seu primeiro discurso como integrante da Comissão, Socorro Neri disse que grande será sua responsabilidade no colegiado. “Como amazônida que sou, natural do Acre, nascida em seringal, no Rio Tarauacá, e educadora por formação, professora da Universidade Federal do Acre, onde fui vice-reitora e pró-reitora de Graduação, secretária de Educação, prefeita de nossa capital Rio Branco, onde implantei ações importantíssimas, elevando o IDEB para a 2ª posição entre as capitais, e onde implementei instrumentos fundamentais para o Meio Ambiente, para a mitigação das mudanças climáticas para a cidade de Rio Branco, terei muito a fazer aqui”, disse.

Regozijo

“Chegar aqui hoje depois dessa experiência me faz, de fato, me sentir chegando com o pé direito nesta casa legislativa e enfrentar aqui junto com os colegas o debate necessário e as Proposições necessárias para a mitigação das mudanças climáticas, onde estou propondo, inclusive, a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa, exatamente para fazermos o bom debate entre a conciliação da agenda climática com a agenda socioeconômica, com respeito às populações locais, e ao desenvolvimento que precisamos implementar na nossa Amazônia”, acrescentou.

Papel importante 

Neri disse ainda que a Comissão tem um papel fundamental à medida em que nos debates devem ser observados o ponto de vista de intersetorialidade. ”Quero aqui, também, fazer coro, e ratificar essa proposição da resolução que, de fato, aqui as discussões sejam terminativas, e que todas as discussões passem por esta Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, considerando o quanto aqui será debatido é importante para o desenvolvimento de nosso País e do nosso planeta”, afirmou.