A realização da Expoacre e da Expoacre Juruá 2023, duas das maiores feiras agropecuárias e de entretenimento do estado, estão confirmadas com o patrocínio do governo e parcerias. Os organizadores dos eventos prometem muitas novidades para o público e sustentam que a realização dos eventos irá movimentar a economia do estado.
Ajustes
Ontem, terça-feira, 28, o governador Gladson Cameli esteve reunido, no Palácio Rio Branco, com Dudé Lima e Júlio Cezar Farias, membros da comissão organizadora. Durante o encontro foi apresentado ao governante sugestões de possíveis datas para a realização das feiras, que geralmente ocorrem no segundo semestre. Gladson Cameli aproveitou para comunicar o novo período de duração da Expoacre Juruá.
Nova data
“A partir deste ano, a Expoacre Juruá terá cinco noites. Esse era um desejo antigo dos empresários e da própria população. Isso reforça o sucesso da feira e prova que o governo está sempre aberto ao diálogo”, afirmou.
Prospecção
Conforme informou Júlio Cezar Farias, o Roxinho, mais novidades serão reveladas nos próximos dias. “Vamos anunciar os shows nacionais em breve e outras atrações que estamos preparando especialmente para o público”, disse.
Visão negocial
Dudé Lima destacou o cuidado do governo acreano com a organização antecipada dos eventos. “A pedido do governador Gladson Cameli, estamos trabalhando com total planejamento para que as feiras sejam um grande sucesso de público e de negócios”, argumentou.
Destaque
O Senador Alan Rick (União-AC) foi escolhido 1° Vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, instalado ontem, terça-feira, 28, no Congresso Nacional. O Grupo visa contribuir para o fortalecimento das relações entre os dois países, bem como a análise e solução de demandas políticas, diplomáticas e comerciais.
Relações amistosas
Historicamente as relações entre Brasil e Israel são marcadas pela cordialidade e por uma agenda bilateral positiva, desde o estabelecimento do Estado de Israel, em 1947. Israel é um importante parceiro estratégico do Brasil nos setores de defesa e de ciência e tecnologia. O país é reconhecido também por sua excelência em biotecnologia, engenharia, tecnologia da informação e segurança cibernética.
Otimização
O Embaixador Daniel Zonshine defende que a inovação é uma ponte que pode ajudar muito nas relações entre os dois países. “Temos muitas coisas a fazer e nós precisamos da ajuda de vocês para aproximar mais nossos países e usar nosso potencial para ajudar a melhorar a vida das pessoas”, pediu.
Correndo atrás
O PT do Acre se movimenta para ocupar postos na esfera da máquina administrativa federal. Ontem o presidente do PT no Acre, Cesário Braga, que cumpre agenda em Brasília, postou fotos em sua conta no facebook, onde aparece ao lado da presidente nacional do partido, Gleice Hoffmann, e do ex-deputado federal, Sibá Machado. Na postagem, Braga escreveu que o assunto do encontro foi os desafios do partido no Acre, justo após o resultado das eleições de 2022 e a necessidade de ampliar as relações com a base do governo Lula no Acre, delimitando o que pode ser essa base.
Convescote
Ainda na postagem, Cesário também falou da importância do PT ocupar espaços estratégicos na máquina federal e afirmou que a presidente Gleice Hoffmann se colocou à disposição da executiva partidária no estado para consecução dos desafios. ‘’Reafirmamos o papel da direção estadual do PT/Acre, como um canal de diálogo do governo Lula com a sociedade e a importância da sigla ocupar espaços estratégicos na implantação das políticas do governo”, escreveu Cesário na legenda da foto publicada no facebook.
Me chama que eu vou
Mais cedo, também acompanhado por Sibá, Cesário divulgou em sua rede social um encontro com os líderes nacionais do MST, João Paulo Rodrigues, o Joba, e Alexandre Conceição, também o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Veras dos Santos. Resta lembrar que em entrevista concedida ao jornalista Leonildo Rosas, do Blog do Rosas, Cesário se disse candidato ao posto de Superintendente do Incra no Acre, justo com a chancela das entidades com quem manteve encontros.
Armistício
Três bolsonaristas procuraram Alexandre de Moraes nos últimos dias, mas foram ignorados pelo ministro do STF. O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, e os deputados Carla Zambelli (PL) e Otoni de Paula (MDB). No caso de Valdemar e de Otoni, o contato foi feito por interlocutores de ambos. Já no de Zambelli, foi a própria parlamentar quem procurou Moraes.
Metamorfose ambulante
Como na música do saudoso Raul Seixas, o trio agora quer demonstrar e falar o oposto do que disse antes. O objetivo da trinca é o mesmo: sinalizar ao magistrado que o discurso bélico contra o STF/TSE ficou para trás. No caso de Otoni, o deputado busca recuperar acesso às suas redes sociais.
Mil e uma utilidades
Valdemar, por sua vez, ainda sente os efeitos da pesada multa aplicada por Moraes ao questionar as urnas. Já Zambelli quer afastar qualquer risco de cassação e propor ser elo para distensionar a relação entre Legislativo e STF.
Vida mais ou menos
Na primeira reunião após terem emendado o feriado de carnaval, os senadores decidiram se autoconceder semanas reduzidas de trabalho. Com aval do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), foi definido que só serão votados projetos às terças, quartas e quintas-feiras. Segundas e sextas terão sessões não deliberativas, o que significa que os parlamentares não precisarão trabalhar nesses dois dias, pois não será considerado falta.
Excentricidade
Os senadores também instituíram o mês de três semanas. Funcionará assim: na última semana do mês, o trabalho será remoto e “com pauta tranquila”. Na prática, o senador só precisará trabalhar nove dias num mês em Brasília. O salário atual dos senadores é R$ 39,2 mil, mas o valor irá saltar para R$ 41,6 mil a partir de abril. O reajuste foi definido no final do ano passado.
Mais do mesmo
A semana curta costumava ser um hábito no Congresso para que os senadores e deputados pudessem voltar aos seus Estados. A pandemia, contudo, permitiu votações remotas. Mesmo com esse recurso, o privilégio de trabalhar apenas três dias na semana foi mantido.
O céu na terra
O falecido antropólogo Darcy Ribeiro costumava cravar que o Congresso Nacional brasileiro é o céu na face terrena. Na reunião de ontem, terça-feira, 28, os senadores decidiram ainda que às terça e quartas-feiras, o expediente começa só à tarde. O início programado é às 14h, mas votação mesmo só a partir das 16h. Estão liberadas no período da manhã, no entanto, sessões nas comissões temáticas. Os senadores só têm desconto no salário se faltarem nas votações em plenário, sessões que começam às 16h.