..::data e hora::.. 00:00:00

JAMAXI

23.1 digital master pmrb iptu premiado 2025

Reverência

Reverência

Ontem, 02 de novembro, dia consagrado no calendário à reverência aos entes queridos já falecidos, o senador Sérgio Petecão (PSD) foi ao cemitério São João Batista, o mais antigo campo santo da capital, onde venerou os pais, conhecidos pelos mais antigos como Seu “Pelado” e Dona Raimunda.

Vozes do além

Em contato com a imprensa, Petecão diz ter recebido uma graça que veio em forma de revelação transmitida espiritualmente pelo falecido genitor: “Meu pai disse que eu vou ganhar a eleição novamente em 2026”, declarou o parlamentar, que é candidato a reeleição para a Câmara Alta.

Probabilidades

Na realidade, um possível impedimento político para a candidatura do governador Gladson Cameli (PP), advinda do julgamento da ação que corre contra ele no STJ, marcada para o próximo dia 19 de novembro, poderá deixar o pleito em aberto e sem favoritos, presente a constatação que teremos na mesma raia 5 candidaturas em igualdade de pretensões de votos.

Imagem2

Evento

Desde o último dia 01 de novembro, com agenda que terá o encerramento na data de hoje, 03, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, coordena a programação vinculada à Semana Internacional do Café (SIC) — considerada um dos maiores eventos da cafeicultura mundial, que tem lugar em Rio Branco.

Público

O encontro reune investidores, compradores internacionais, provadores e especialistas de nove países, promovendo conexões estratégicas e ampliando as oportunidades de mercado para toda a cadeia dos cafés ‘robustas amazônicos’. O evento também conta com a presença de João Travain, um dos maiores especialistas globais em robustas amazônicos, além de reunir produtores e representantes de toda a região.

Ineditismo

Pela primeira vez, um evento tradicionalmente realizado em Minas Gerais teve, também, uma programação no Acre. A presença acreana reforça o protagonismo crescente da Amazônia no setor, com destaque para os ‘robustas amazônicos’, variedade que vem conquistando reconhecimento internacional pela qualidade, identidade produtiva e diversidade sensorial.

Cooperação

A realização da agenda no estado é fruto de uma parceria entre a ApexBrasil, a Caferon e a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), instituições que têm atuado de forma conjunta para fortalecer o posicionamento dos cafés amazônicos no mercado global. Segundo Jorge Viana, a inclusão do Acre na agenda representa um marco para o desenvolvimento do setor.

Regozijo

“Estamos abrindo novos mercados para os cafés da Amazônia e mostrando ao mundo o que essa região tem de melhor. O Acre e Rondônia estão entrando pela porta da frente no circuito internacional do café”, afirmou.

Reconhecimento

O presidente da ApexBrasil também elogiou todas as iniciativas realizadas no Acre nos últimos anos para consolidar o setor cafeeiro. Ele reforçou o papel estratégico da Agência, especialmente na expansão comercial e na abertura de novos mercados para os ‘robustas amazônicos’.

Imagem3

Turbulência

Após uma sequência de boas notícias que freou e reverteu a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo voltou a ficar na defensiva diante da ação policial contra o Comando Vermelho que deixou 121 mortos — incluindo quatro agentes — nos complexos de favelas do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio.

Suporte

A operação policial e o apoio popular a ela reunificaram o discurso da direita em torno do governador Cláudio Castro (PL) e tiraram dos holofotes temas como a relação com os Estados Unidos e a isenção do Imposto de Renda para os mais pobres, nos quais o governo federal vinha surfando.

Preciosismo

Na contramão do discurso tradicional da esquerda, Lula evitou criticar abertamente a ação e não usou expressões como “chacina” ou “massacre”. O cuidado foi tanto as declarações de 138 palavras do presidente na noite de quarta-feira levou horas para ser concluída e teve diversas versões.

Prudência

A cautela do Planalto encontra explicação nas pesquisas que mostram o apoio à ação policial no Rio, a despeito do morticínio. Segundo dados do Datafolha divulgados no sábado, 57% dos moradores do Rio concordam com a declaração de Castro segundo a qual a operação “foi um sucesso” (38% concordam totalmente e 18% concordam em parte), enquanto 27% discordaram totalmente do governador e 12% discordaram parcialmente.

Dança

No domingo, pesquisa Genial/Quaest (íntegra) mostrou que 64% dos fluminenses aprovam a ação da polícia, contra 27% que desaprovam. Segundo a mesma pesquisa, a aprovação de Cláudio Castro saltou de 43% em agosto para 53% em outubro. A reprovação variou de 41% para 40%, dentro da margem de erro. Já a desaprovação do governo Lula no Estado do Rio foi de 62% para 64%, também dentro da margem.

Resposta

Buscando mostrar ação na segurança, Lula assinou na sexta-feira o projeto que altera o combate ao crime organizado. O texto, que será enviado ao Congresso, prevê prisão de 30 anos para integrantes de facções e permite a infiltração de policiais em empresas suspeitas de lavar dinheiro do crime.

Cenário

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu ordem para que o governo do Rio preserve toda a documentação sobre a operação, incluindo perícias, e dê aceso à Defensoria Pública. Moraes vai ao Rio hoje para se reunir com Castro e a cúpula da segurança do estado para avaliar a operação.

Jugo

As comunidades sob domínio do Comando Vermelho no Rio deixaram de ser simplesmente bases para, a exemplo do que acontece nas áreas de milícia, tornarem-se fontes de renda. Moradores são extorquidos com taxas sobre gás, transporte, internet e diversos outros. Sob ameaça, comerciantes são forçados a fazer “doações” de cestas básicas que, em seguida, os criminosos vendem à população. (Estadão)

Imagem4

Intervenção

Ainda um dos mais populares políticos do Partido Democrata, o ex-presidente Barack Obama mergulhou de cabeça na campanha para as eleições locais que acontecerão amanhã nos estados da Virgínia e de Nova Jersey, atualmente controlados pelos republicanos. “Vamos encarar os fatos, nosso país e nossa política estão em lugar muito sombrio agora”, disse ele, em comício na Virgínia, onde a democrata Abigail Spanberger é favorita na votação.

Ajuda

A situação de Mikie Sherrill em Nova Jersey não é tão tranquila, e Obama fez campanha no estado também, atacando o que chamou de “ilegalidade, irresponsabilidade e pura loucura” produzidas diariamente pelo governo de Donald Trump. O ex-presidente também telefonou para dar apoio a Zohran Mamdani, candidato a prefeito de Nova York que vai para a disputa contra a vontade da cúpula do partido. (Reuters)