..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Reforço

Na última sexta feira, 31, em Cruzeiro do Sul, o governador Gladson Cameli anunciou que realizará o primeiro concurso público do seu governo. “Estou aguardando o equilíbrio da Lei de Responsabilidade Fiscal e preparando todos os trâmites legais para que possamos lançar o edital dos concursos. Os certames terão vagas para diversas secretarias e quero realizá-los no início de 2022”, informou o governador.

Movimento 

Na contramão do desejo de Cameli, hoje, segunda feira, 02, os integrantes do Cadastro de Reserva (CR) do último concurso da Polícia Militar do Acre decidiram acampar em frente à Assembleia Legislativa do Acre pleiteando com convocação para o quadro funcional da PM.

Pauta 

De acordo com os representantes, o grupo quer que o governo faça a convocação dos 250 restantes que aguardam serem chamados desde 2017. O concurso da Polícia Militar do Acre (PMAC) foi lançado em março de 2017, com 250 vagas para o cargo de soldado combatente no nível médio e técnico.

Decurso de prazo 

A convocação dos aprovados, de forma imediata, foi uma das promessas de governo durante a campanha eleitoral do governador em 2018. A validade do concurso da PM era de seis meses, a contar da divulgação do resultado final do certame, que ocorreu em junho de 2018. A validade do concurso da PM era de seis meses, a contar da divulgação do resultado final do certame, que ocorreu em junho de 2018.

Amore mio

A Justiça deu nesta segunda-feira (2/8) cinco dias para que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Marcelo Queiroga expliquem a concessão da Medalha Oswaldo Cruz à Michelle Bolsonaro.

Decisão judicial 

O despacho é do juiz federal Ávio Mozar José Ferraz de Novaes, da 12ª Vara Federal Cível da Bahia, e atende a um pedido do deputado Jorge Solla, do PT baiano.

Sem efeito 

Em uma ação popular, Solla pediu a anulação do decreto assinado por Bolsonaro e Queiroga que prevê a honraria à primeira-dama. O deputado argumentou que Bolsonaro violou a moralidade e a impessoalidade e agiu com desvio de finalidade ao conceder a medalha à Michelle.

Aprofundamento 

O parlamentar também pediu que o Ministério Público apure se houve de improbidade do presidente. A Medalha do Mérito Oswaldo Cruz, dada a Michelle na semana passada, é uma homenagem direcionada a pessoas que tenham contribuído para o bem-estar físico e mental da coletividade brasileira. Foi a terceira honraria dada pelo governo à Michelle em 2021.

A volta dos que não foram

Ex-assessor de Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, Carlos Henrique Sobral será o novo secretário-executivo da Secretaria de Governo (Segov), ministério responsável pela articulação política do Executivo com o Congresso.

Convocação

O convite já foi feito pela ministra da pasta, Flávia Arruda, e aceito por Sobral, que será o número 2 na hierarquia. Com isso, ele deixará o cargo de assessor especial do Ministério da Saúde que ocupa desde maio.

Mãos à obra

Antes mesmo de ser nomeado, ele já começou a atuar no Planalto. Nesta segunda-feira (2/8), acompanhou Flávia em café da manhã com os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral). 


Imagem2

Reação

A classe política e as instituições começam a reagir: os ataques de Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e à segurança e seriedade das eleições no País, desferidos em live na quinta-feira passada, 29, e ao longo do fim de semana, podem entrar na mira da CPMI das Fake News. 

Aprofundamento 

Relatora da comissão, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) pretende apresentar requerimento para investigar as acusações, por ora, sem provas, do presidente de que as eleições de 2014 (reeleição de Dilma Rousseff) e de 2018 (vencida por ele próprio!) foram fraudadas.

Escopo

A deputada socialista da Bahia avalia que as recentes declarações estariam dentro da principal linha de investigação da CPMI, o uso de perfis falsos e ataques cibernéticos para influenciar o resultado do pleito de 2018.

Dia do… 

Há entraves, claro, para a efetividade da medida, porém, ela mostra que parte da classe política não está mais disposta a assistir inerte ao show de horrores.

…agricultor

O Congresso, como se sabe, é dependente do sistema eleitoral e quer se manter distante do Planalto, transformado por Bolsonaro em um campo fértil onde ele semeia mentiras e insegurança.

Tem de voltar

Uma limitação para a CPMI: os trabalhos estão parados por causa da pandemia. Presidente da comissão, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) diz que qualquer requerimento só pode ser votado com a retomada das sessões, ainda sem prazo estabelecido.

Zero

A suspensão impede uma reação mais imediata do colegiado contra Bolsonaro. Coronel, no entanto, avalia que o presidente não apresentou provas para suas acusações contra as urnas. “O discurso fica vazio”, disse.

Obrigado, não.

Lula Guimarães, ex-marqueteiro de Marina Silva, Geraldo Alckmin e João Doria, recusou convite do governador de São Paulo para comandar sua pré-campanha a presidente nas prévias do PSDB. O motivo foram razões de ordem técnica por conta de outros contratos dele em andamento.

Concurso

O Conselho Nacional do Ministério Público publica esta semana a regulamentação do reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado expedidos por instituições estrangeiras. É obrigatório o prévio reconhecimento do título por instituição de ensino superior brasileira.

Concursos 2

Os diplomas poderão ser utilizados em concursos públicos de provas e títulos, concursos de promoção ou remoção por merecimento e aproveitamento nos processos seletivos de estágios de pós-graduação, no MP, quando houver previsão no edital.