O deputado federal Alan Rick (DEM), que emprestou apoio à reeleição da prefeita Socorro Neri (PSB), derrotada no último domingo (29), disse que o candidato eleito Tião Bocalom (PP) herdará um município com as contas saneadas, graças a gestão da atual prefeita. Neri encerra seu mandato no dia 31 de dezembro.
Congratulações
O democrata parabenizou o futuro prefeito de Rio Branco pela vitória e se colocou à disposição para ajudar a solucionar os desafios. “Parabéns ao prefeito eleito de Rio Branco, Tião Bocalom, pela vitória conquistada neste domingo, no 2° turno das eleições.
Governante de todos
Em nota veiculada em sua conta no facebook, Alan enfatizou que “A partir de 1° de janeiro será o prefeito de toda população. Terá uma grande responsabilidade. Herdará um município com as contas saneadas, graças ao trabalho da atual prefeita Socorro Neri”.
Desafios
Salientou que o vitorioso “Terá também muitos desafios que buscaremos ajudar a solucionar. Há muito o que fazer pela infraestrutura urbana, com ênfase no calçamento, pavimentação de ruas e drenagem nos bairros de Rio Branco. Terá a chance de fazer muito pelos ramais da capital como prometeu em campanha”.
Trabalho
Ainda: “Outra demanda é buscar a reorganização do trânsito no centro da cidade com projetos modernos de mobilidade que facilitem a vida do cidadão – motorista, usuário do transporte público e pedestres”.
Demandas prementes
“Há muitos outros desafios: construção de creches e reforma de escolas, valorização do professor da rede pública, manutenção em dia das unidades básicas de saúde para não deixar faltar médicos, enfermeiros e remédios”.
Justiça
Reconheceu os feitos da atual governante da capital: “Quero parabenizar a prefeita Socorro Neri pela gestão séria e comprometida com as demandas da população. Acabou a eleição e é preciso que os adversários dela reconheçam a boa herança que ela deixará em várias áreas da gestão municipal”.
Votos
Por fim rogou aos céus pela atual gestora e pelo futuro prefeito: “Que Deus abençoe a Socorro e sua família para que ela conclua seu mandato com a competência e equilíbrio que lhe são intrínsecos. Que Deus abençoe o Bocalom para que possa trazer as respostas que a população espera e faça um trabalho que ajude a melhorar a vida do povo de Rio Branco.”
Mais do mesmo
Em nota técnica divulgada pelo Grupo de Trabalho para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cientistas pedem ação rápida contra a pandemia e citam medidas como “fechamento de praias”, “cancelamento de eventos” e “lockdown”.
Tal e qual
No documento, as autoridades afirmam que a rede de saúde precisa ser remobilizada e propõe o fechamento de tudo o que não seja essencial para fazer girar a economia, como shows e praias. Aqui no Acre a situação é similar à realidade vivenciada pelos cariocas. As unidades de saúde estão congestionadas com pacientes contaminados e as Vagas nas Unidsdes de Tratamento Intensivo (UTI) estão esgotadas.
Desleixo
Os dados, de acordo com a nota da Universidade carioca, “sugerem que há uma nova onda se sobrepondo à primeira, fato que torna o problema ainda mais grave e complexo, principalmente em virtude de aglomerações desnecessárias e declarações públicas de autoridades governamentais afirmando que não retrocederão nas medidas de flexibilização”.
Largada
Mal as urnas de 2020 se fecharam e o assunto já vem a ser as eleições de 2022. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), falou ontem, segunda-feira, 30, sobre a organização de uma possível coalizão de “centro” para as eleições de 2022. Ele declarou que o Brasil tem “nomes que poderiam representar esta aliança”.
Nomes
“Doria, claro, Luciano Huck se aproximando, Ciro Gomes, sem dúvida, algum nome do PSB”, afirmou, em entrevista ao UOL. “O mais importante é compreender que ninguém constrói projeto pessoal que vira projeto coletivo”, completou. Projetando essa frente, Maia ainda destacou o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), “que faz uma grande gestão”.
Visões
As repercussões da eleição municipal preocupam analistas acurados: ao contrário do que está sendo propagado, elas podem, sem perceber, açular apetites pelos extremos se criarem uma luta santa contra “o fascista”, “negacionista” e “obscurantista” Jair Bolsonaro.
Sinais
No limite, embates do “bem contra o mal” produzem “exércitos santos” que só reavivam radicalismos e favorecem os… radicais, como o próprio Bolsonaro e o Lula do pós-prisão. Parte do discurso da vitória do “moderado” Bruno Covas, por exemplo, foi nesse tom de demonizar oponentes.
Uau
Ao usar os termos “negacionismo” e “obscurantismo”, Covas surpreendeu gente no próprio PSDB, mas agradou a João Doria, que estava a seu lado e quer se firmar como antítese de Bolsonaro. A questão é: muita gente está cansada de radicalismo e quer desarmar ânimos para melhorar o ambiente econômico.
Difícil
Para os analistas e também alguns tucanos, Doria na centro-direita assim como Ciro Gomes (PDT) na centro-esquerda terão muitas dificuldades em encarnar a moderação numa eventual campanha presidencial em 2022.
PS
Segundo tucanos, Bruno Covas discursou em tom de desabafo por causa do duro enfrentamento da pandemia na capital e não se dirigiu especificamente a nenhum adversário.
Vício de origem?
Astuto observador e conhecedor das narrativas eleitorais está muito intrigado: como Luciano Huck continuará vendendo a imagem de “novo”, de “renovação”, se resolver ser candidato pelo DEM, o antigo PFL?
Ação
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) e Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), em parceria com as prefeituras, iniciou nesta segunda-feira, 30, a instalação da iluminação natalina em todos os municípios do estado.
Injeção de ânimo
Segundo o governador Gladson Cameli, o objetivo é levar alegria à população. “Foi um ano muito difícil para todos nós em razão da Covid-19, precisamos de um tempo de alegria para as crianças, para as famílias acreanas, com uma mensagem de esperança. Essa decoração trará esse sentimento de renovação e pensamentos positivos após um ano cheio de adversidades. Que seja um Natal de muita luz e muito amor”, enfatizou Cameli.
Dispêndio
Segundo o gestor da Seinfra, Ítalo Medeiros, R$ 1,5 milhão está sendo investido na ação de iluminação, que permanecerá com suas luzes e decoração até o dia 6 de janeiro. “Foram firmadas parcerias com as prefeituras. Todos os municípios têm suas decorações próprias e onde não puderem decorar ou iluminar o governo estará decorando e iluminando.