..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Prospecção 

O governador Gladson Cameli (sem partido) esteve ontem, 09, com governador de São Paulo, João Doria (PSDB) para obter mais informações científicas e técnicas a respeito da CoronaVac, vacina contra a covid-19.

Encontro 

Na reunião, que também contava com a presença de assessores do executivo acreano, o secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene, conversou com o médico hematologista Dimas Covas, diretor presidente do Instituto Butantan e este passou-lhe detalhes sobre a produção do imunizante contra a covid-19, ação desenvolvida em parceria com a empresa chinesa Sinovac. 

Segurança 

Na reunião, Gladson e Alysson tomaram conhecimento que toda a produção da vacina respeita amplamente os protocolos científicos e sanitários exigidos pelas regras brasileiras.  De acordo com Dimas Covas, diretor do Butantan, a CoronaVac se mostrou segura, mas ainda será necessário esperar pelos resultados dos testes de eficácia contra o novo coronavírus.

Trâmite 

Presente o protocolo exigido, o Estado paulista aguarda o registro  na Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) para iniciar o precesso de imunização dos habitantes paulistas, tendo como prioridade os profissionais de Saúde daquele estado. 

Ação 

Gladson Cameli, falando sobre o encontro e deixando patente sua busca de meios para imunizar a população do Acre, registra que está ouvindo todas as instituições e respeitando a Programação Nacional de Imunização (PNI).“Vamos fazer o possível para levar, o quanto antes, as vacinas para nosso Estado, objetivando uma única questão: salvar vidas”, declarou enfático o governador acreano.

Datas e programação 

O prazo para que a Anvisa se manifeste é até no dia 15 de janeiro. Estando tudo nos conformes, o governo paulista já definiu que 25 de janeiro é a data inicial para o início da campanha de imunização. “Nós já teremos a vacina disponível a partir do mês de janeiro e nós aqui em São Paulo vamos iniciar a vacinação em janeiro. Outros Estados, com a vacina do Butantan, a vacina do Brasil, poderão igualmente, fazê-lo. E nós estamos seguindo todos os preceitos, de todos os protocolos da Anvisa”, disse Doria.

Insurreto 

O deputado federal Alan Rick (DEM) se posicionou contrário ao aumento concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na tarifa de energia do Acre. O reajuste foi 2,95%. Nesse sentido, Alan Rick cobrou da agência reguladora, em discurso na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (9), os critérios que a levou permitir tal reajuste.

Lógica 

“Ora, foi exatamente para reduzir o peso da conta de luz neste período de pandemia que foi criada a Conta-Covid em junho e a Medida Provisória 998/2020 que entrou em vigor em setembro. A ANEEL e a própria Energisa têm a obrigação de informar ao consumidor os critérios desse novo reajuste”, e acrescentou: “causa indignação que em Rondônia houve redução na tarifa de 11,29%. Já acionamos a ANEEL e cobramos uma resposta ao consumidor acreano”, disse o parlamentar.

Contradição 

Alan Rick reforçou que é preciso entender “por que muitas vezes a agência, que deveria estar do lado do consumidor está do lado das distribuidoras. Ora, nós sabemos que a MP tem um objetivo: redução dos impactos das contas de energia para o cidadão”.


Imagem3

Bola nas costas 

Caminhoneiros reclamam que o governo federal descumpriu uma promessa e retirou proteção à categoria ao permitir que empresas estrangeiras operem transporte terrestre no Brasil na votação do projeto da chamada BR do Mar. Além disso, segundo eles, o texto não avançou na questão dos incentivos tributários para a categoria. “Não somos contra o projeto até determinado ponto, mas fomos traídos pelo governo. Ele está deixando de lado quem o apoiou”, afirma Wallace Landim, o Chorão. A ideia de uma paralisação já começa a ser discutida.

Receio

Landin é presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava). O medo dos caminhoneiros é de que haja concentração de mercado com a entrada de empresas estrangeiras.

Queremos...

Secretários estaduais da Cultura querem que o governo edite medida provisória para prorrogar a execução da Lei Aldir Blanc (espécie de auxílio emergencial do setor) até dezembro de 2021.

…mais tempo

Alegam que o governo demorou demais para sancionar a lei e não deu tempo suficiente para o dinheiro chegar na ponta. A saída de Marcelo Álvaro Antônio do Turismo (onde fica abrigada a Cultura) trouxe apreensão aos gestores do setor.

Parou? 

O acordo vinha sendo costurado com a Secretaria Nacional de Cultura e não se sabe se isso muda o cenário. A entrada de Gilson Machado sinaliza para certa continuidade.

Água

A promessa de Eduardo Pazuello de começar a vacinação contra a covid-19 ainda este ano foi lida por gestores de Saúde como um sinal de certo desespero do governo federal em não ficar para trás na guerra de narrativas com João Doria (PSDB). Em termos reais, nem o mais otimista dos governistas acredita ser possível vacinar este ano.

É grave, doutor? 

Presidente da comissão da covid-19 na Câmara, o deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), virou espécie de “guia prático contra o coronavírus”: o médico não consegue dar dez passos sem que um parlamentar, servidor ou funcionário pare para tirar uma dúvida.

Melhor não os ter!

Trabalhos publicitários, como a cobertura com fotos e vídeos da festa de inauguração de uma empresa de Jair Renan Bolsonaro, 22, o filho 04 do presidente Jair Bolsonaro, foi realizada por uma empresa que presta serviços ao governo federal. Somente neste ano, essa empresa, a Astronautas Filmes, que atua na área de conteúdo digital e comunicação corporativa, recebeu R$ 1,4 milhão do governo Bolsonaro.

Foto e fato 

A festa de inauguração da empresa do filho de Jair Bolsonaro foi realizada em outubro, no camarote 311 do estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde fica a sede da Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, informa a jornalista Constança Rezende, na Folha de S.Paulo.

O proprietário da Astronautas, Frederico Borges de Paiva, compareceu ao evento e aparece nas imagens, abraçando e brincando com o filho do presidente.