..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Prorrogação

Prorrogação

O senador Alan Rick (UB) faz divulgar que, por ação de seu mandato, quem tem dívidas rurais ou não, em bancos que administram recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Norte (FNO) e do Nordeste (FNE) poderão renegociar o prazo de pagamento.

Esforço

Relata que trabalhou forte para ajudar os produtores rurais que tiveram prejuízos com as chuvas, pragas ou baixa do preço do boi gordo, reunindo-se com o Vice-presidente da República, Geraldo Alkimin (PSB), com ministros e bancos pedindo mais tempo para que os produtores rurais pudessem se recuperar das dificuldades deste ano e voltar a ter condições de honrar suas dívidas.

Projeto de lei

No âmbito do legislativa, revela que apresentou no Senado projeto de lei determinando a prorrogação dso tais débitos, mas como a aprovação de projetos demanda tempo, pediu ao vice-presidente e aos ministros que fizessem um decreto ou uma medida provisória, que são muito mais rápidos, estabelecendo a prorrogação, no que foi atendido, através do Decreto 11.796/2023. Nestes termos, dependendo do caso, a prorrogação pode ir até novembro de 2032. Os interessados em renegociar podem procurar os bancos até dia 24 de abril do ano que vem.

Imagem4

Cafeicultura

Na tarde da última sexta-feira (15), o senador Sérgio Petecão (PSD), acompanhado pelo prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, realizou a entrega simbólica de 150 mil mudas de café a produtores locais. A cerimônia aconteceu no pátio da prefeitura municipal.

Custeio

O custeio para a aquisição das mudas advém de uma emenda do senador, no total de R$ 150 mil. Nos próximos meses, serão investidos ainda mais R$ 730 mil para a aquisição de mais mudas e insumos para o plantio do grão. “O valor já está garantido; brevemente, teremos muito mais mudas, e inclusive, serão adquiridos insumos para o plantio”, afirmou Petecão.

Foco

Para Petecão, que é um grande defensor da agricultura como fonte de desenvolvimento do Acre, especialmente para os pequenos produtores rurais, essa iniciativa é fundamental para garantir mais qualidade e renda à população.

Conceito

“Investir na agricultura é investir no futuro, principalmente para os pequenos produtores rurais. Queremos proporcionar oportunidades e fortalecer a produção local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade”, disse o senador.

Imagem5

Balanço

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, reuniu-se na última sexta-feira, 15, no Teatro das Náuas, com servidores municipais e vereadores para demonstrar em números os avanços da sua gestão. Por meio de dados e números, mostrou como está presente no dia a dia de cada família cruzeirense.

Avanços

As ações do paço municipal vão desde a coleta do lixo das casas, ao fortalecimento da agricultura, com alimentos na mesa, consulta médica e o medicamento, com as crianças estudando e sendo bem alimentadas, a prefeitura percorre as ladeiras no dia a dia com os cruzeirenses.

Satisfação

Para Zequinha Lima, apresentar os dados concretos de investimentos da gestão é uma maneira de prestar contas e melhor dimensionar os avanços. “É importante ter um momento como esse. Estamos chegando ao final do terceiro ano de gestão e é natural que muita coisa a gente já tenha feito muito no decorrer destes anos. É tanta coisa que às vezes as pessoas não conseguem perceber muito hoje. Este é exatamente um encontro para prestar contas do que já fizemos e do que pretendemos fazer no próximo ano. Através da comunicação queremos mostrar o que já foi feito, e mesmo assim não dá para mostrar tudo. Fizemos questão de divulgar isso para podermos perceber, em números, o que já fizemos para a cidade. E mostrar que estamos preparados para fazer muito mais”, pontua o alcaide.

Ação conjunta

Ainda durante a reunião, Zequinha ressaltou a necessidade do trabalho em parceria para obter bons resultados na gestão. “Este é também um momento de gratidão, pois nada teria sido feito na gestão Zequinha e Henrique se não tivéssemos tido a colaboração e dedicação desde os nossos secretários até aqueles que fazem a limpeza nos ambientes. Então, é um momento de agradecer a todas essas pessoas, agradecer às parcerias com a Câmara de Vereadores que foram fundamentais para que a gente pudesse garantir um desenvolvimento melhor para nosso município e investimento maior”.

Reconhecimento

“Agradecemos aos parlamentares que colaboraram com emendas, deputados federais, senadores, e deputados estaduais que também colaboraram com emendas. Nada disso teria sido feito sem recursos federais e estaduais. E, claro agradecer também a este meu grande amigo e parceiro, o governador Gledson Cameli, que tem tido um olhar especial para os investimentos para o município e região e as parcerias que temos feito com diversas secretarias do governo do estado, conjunto de coisas, a partir da ajuda e parcerias que tivemos”, disse.

Destaques

O prefeito também explicou que as ações foram realizadas em todas as secretarias, mas que por seu tamanho, as ações da saúde e da educação se destacam mais. “São muitas as ações porque as ações existem em todas as secretarias da cidade. Mas a Saúde e a Educação são as principais e maiores secretarias; são as que mais se destacam. Todos têm visto o tamanho do investimento na área da saúde. Desde exames, agendamento de consultas dentistas, médicos, reformas de postos de saúde, estamos fazendo investimentos para esta área. Além do investimento na educação, reajuste salarial para servidores, cursos profissionalizantes, equipamentos escolares, reformando e equipando, construindo e melhorando a merenda escolar. Destacamos as duas porque são as maiores”.

Imagem6

Apertando o cinto

Circula no X (ex-Twitter) o comentário de dois jornalistas do canal La Nación+ (que já apoiou a ditadura e agora apoia o novo presidente de ultradireita Javier Milei) justificando os períodos difíceis que a população argentina deve enfrentar.
Radicalizando

Para eles, , a solução diante do arrocho salarial e da brusca disparada dos preços, seria a população colaborar “diante da nova realidade” realizando cortes em suas despesas, inclusive passando a fazer apenas uma refeição por dia.

Imagem7

Mais do mesmo

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro iniciaram uma mobilização pelas redes sociais com o objetivo de organizar um ato a ser realizado no dia 8 de janeiro, um ano após a destruição promovida por manifestantes na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A organização tem se dado de maneira silenciosa, por grupos montados em aplicativos de mensagem como o WhatsApp.

Convocação

O convite para a mobilização tem sido disparado a diversas pessoas, sobretudo a parentes de autoridades que vivem em Brasília. Um desses grupos foi batizado de “ANP- 8 de janeiro – Mobilização Nacional”. É administrado por uma mulher chamada Márcia Rabelo, que se apresenta na internet como ex-inspetora da Polícia Civil de Goiás, modelo, administradora de empresa e bolsonarista.

Comando

O grupo contém algumas regras que são enviadas a todos que recebem o convite para ingressar nele. É proibido, por exemplo, fazer publicação. É permitido postar “apenas material de apoio ao conteúdo”. “Notícias serão apagadas automaticamente e será removido qualquer um que desrespeite as regras do grupo”, diz o aviso, assinado por Márcia Rabelo, “da direção”. A administradora é dona de um empório em Goiânia.

Contraponto

Noutra ponta, os apoiadores do governo Lula também buscam relembrar a data. Nesta semana, o presidente Lula anunciou que vai realizar uma reunião no dia 8 de janeiro com governadores, parlamentares e empresários. A ideia, segundo ele, é lembrar que a democracia impediu uma tentativa de golpe no ano passado. “Estou convidando todos os governadores, porque dia 8 de janeiro vamos fazer um ato aqui em Brasília para lembrar o povo que tentou se dar um golpe dia 8 de janeiro e que ele foi debelado pela democracia, afirmou o petista.

Remember

No ano passado, mais de milhares de pessoas invadiram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso. Os manifestantes destruíram tudo o que viram pela frente. Trinta manifestantes já foram julgados e condenados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e associação criminosa armada, aborto a penas que que chegam a 17 anos de cadeia.