..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Prego batido, ponta virada

Prego batido, ponta virada

O governador Gladson Cameli (PP) confirmou à imprensa que convidou o deputado Alan Rick (UB) para figurar como vice na sua chapa a reeleição. Com o arranjo, Gladson consegue impor maior musculatura eleitoral em sua chapa e acomoda o União Brasil em sua chapa. 

Distensão

Com a estratégia, Cameli consegue distensionar a relação com o grupo politico do senador Márcio Bittar (UB), vez que a ex esposa do parlamentar fica livre para concorrer pelo seu partido, o PL, ao cargo pleiteado desde o início das composições eleitorais, qual seja a vaga do senado.   

Amanhecer atribulado

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (25/04), em Epitaciolândia/AC, Brasileia/AC e Rio Branco/AC, a Operação Tributo ao Caixa Dois, em combate ao crime de peculato. Na ação, 20 policiais federais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos e na Prefeitura de Brasileia/Ac.

Fio da meada 

A investigação foi iniciada após o recebimento de denúncia em desfavor de determinado funcionário público, relatando apropriação de valores recolhidos a título de pagamento de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), tributo da esfera municipal. Os envolvidos poderão responder por peculato (Art. 312 do Código Penal) e demais crimes conexos. 

Imagem2

Largada 

O Partido Social Democrático (PSD) lançou oficialmente na tarde do último sábado (23), no ginásio do Sesc-Bosque, em Rio Branco, o senador Sérgio Petecão como candidato ao governo do estado. A aliança, que é formada pelo PSD, Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Avante, tem com o slogan “Com a Força do Povo”.

Composição 

Petecão tem como vice o advogado Tota Filho (PSD) e como candidata ao senado a deputada federal Vanda Milani (PROS). Atualmente, Sérgio Petecão está de licença do senado e a suplente, Maria das Vitórias Soares de Medeiros, que fica no exercício do mandato até o final de outubro próximo. 

Plano de governo 

Petecão diz que tem montado o plano do governo em cima de reuniões feitas em várias cidades do estado. Segundo ele, a intenção é ouvir as demandas reais de cada município e montar um plano de governo realista e que tenha indicações populares. Entre os pilares de sua campanha, ele pretende priorizar: Segurança; Regularização fundiária e Saúde

Trajetória 

Petecão se mantém em cargos políticos há 27 anos ininterruptos, já que foi deputado estadual por três mandatos consecutivos (12 anos), deputado federal por um mandato(4 anos), um mandato como senador (8 anos) e agora conta com 3 anos no segundo mandato do senado. 

Desencontro

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), usou as redes sociais ontem, 24, para explicitar que é fake News a notícia veiculada dando conta de sua posição acerca da disputa senatorial de outubro próximo. Bocalom ficou incomodado com um card patrocinado pela deputada federal Vanda Milani (PROS) onde a parlamentar aparece na companhia do prefeito e o anúncio remete a informação que o prefeito está a apoia-la no projeto de eleição ao senado federal na chapa do Senador Sérgio Petecão (PSD), este, sim, que tem o apoio declarado do prefeito. 

Pingos nos ‘ís’

Escreveu Bocalom em sua conta no facebook: “Minha amiga Dra Vanda, candidata a senadora:

É lamentável que distorça o que eu falei pra senhora, no meu gabinete e na convenção: eu apóio a senadora Mailza. Muito me entristece saber que ainda exista esse tipo de postura na política para confundir o eleitor com notícias falsas. Jamais imaginei que fostes ter esta postura! Eu sou um homem de uma palavra só! Assim como estou sendo com nosso futuro governador Petecão, jamais trairia nossa senadora atual, que será reeleita, porquê, foi ela que me apadrinhou dentro do partido, para que eu pudesse ser prefeito de Rio Branco. Joguemos limpos uns com os outros, pois estamos no mesmo barco!”, escreveu Tião Bocalom. 

Imagem3

Termômetro 

Dados da pesquisa BTG Pactual, realizada em parceria com o Instituto FSB, e divulgada nesta segunda-feira (25/7), apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) tem 44% das intenções de voto nas eleições de 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com 31%.

Retrospecto 

Em comparação com a última pesquisa, realizada em 11 de julho, Lula teve crescimento de 3 pontos, passando de 41% no primeiro estudo para 44% no levantamento atual. Bolsonaro oscilou dentro da margem de erro, saindo de 32% na pesquisa de julho para 31% no estudo atual. Os números fazem parte do cenário estimulado, onde é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor.

Terceira via 

Ainda no cenário estimulado, Ciro Gomes (PDT) ficou com 9% das intenções de voto. Outros nomes da chamada “terceira via” também pontuaram, como Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), ambos com 2%. Os demais candidatos ficaram com 1% das intenções de voto ou não pontuaram.

Negação

A pesquisa também apontou que 5% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum dos candidatos. Outros 2% votariam em branco ou nulo, e 3% não souberam responder.

Dados técnicos 

O estudo foi realizado entre os dias 22 e 24 de julho, via telefone, com 2 mil eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05938/2022.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, onde o próprio eleitor cita o candidato em quem votaria, Lula aparece na frente, com 40% das intenções de voto. Bolsonaro ficou com 30%. As pontuações são as mesmas da última pesquisa, realizada em 11 de julho.

Segundo pelotão 

Ainda no cenário espontâneo, Ciro Gomes é o candidato da terceira via com maior pontuação, chegando a 3% das intenções de voto. Além disso, 15% dos entrevistados não souberam responder e outros 6% afirmaram que não votariam em nenhum candidato e 4% disseram que votariam branco ou nulo.