..::data e hora::.. 00:00:00

Jamaxi

Pego batido, ponta virada

Pego batido, ponta virada

A executiva municipal do PP, seccional Rio Branco, voltou a se reunir no fim da tarde e início da noite de ontem, terça-feira, 2, é deliberou que a pré-candidatura de Alysson Bestene à prefeitura de Rio Branco está mantida e vai trabalhar agora pela construção de alianças políticas. No transcorrer do dia Alysson já houvera comunicado à imprensa que até a próxima sexta-feira, 5, conforme exige a legislação eleitoral, pedirá afastamento do cargo de Secretário de Governo, ora a exercer no governo Gladson Cameli (PP).

Deliberação

A reunião foi convocada para tratar sobre a chapa proporcional, mas o tema majoritário foi inevitável. O vice-presidente do diretório municipal do partido, Aberson Carvalho, reafirmou que a decisão partidária foi pró candidatura deAlysson Bestene, lembrando que uma agremiação do tamanho do PP não pode ficar de fora da disputa majoritária na capital.

Determinação

Durante a reunião, o pré-candidato a prefeito, o secretário de Governo, Alysson Bestene, agradeceu pelo apoio de todos e destacou que o partido está cada dia mais unido. “Reafirmamos a nossa pré-candidatura à prefeitura de Rio Branco, chancelada pela Presidência da Executiva Municipal, com o apoio dos nossos deputados federais, Socorro Neri, Zezinho Barbary e Gerlen Diniz, dos deputados estaduais e vereadores, e do nosso grande líder e presidente da Executiva Estadual, o governador Gladson Cameli. Estamos prontos para este desafio e para percorrer todos os bairros da capital acreana levando boas propostas”.

Parlamento mirim

No encontro, restou definida a chapa de candidatos do PP que irá bater votos mirando uma cadeira de vereador na capital. Confira a formação da chapa proporcional dos pré-candidatos: Samir Bestene; N. Lima; Elzinha Mendonça; Gabriela Câmara; Júnior Santiago; Felipe Tchê; Ayache; Gilberto Cabral; Tiago Ribeiro; Eliton Cavalcante; Hélio Nascimento; Mateus Almeida; Claire Cameli; Tom Sérgio; Paula Oliveira; Rondiney Dourada; Aluísio Veras; Rabelo Góes e Rafael Lopes.

Engajamento

Ainda ontem, mais cedo do dia, ao jornalista Luciano Tavares, do Blog da Hora, ao ser inquidrido sobre as eleições municipais que se aproximam, o governador Gladson Cameli, que está em Brasília para uma reunião com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira -PI, disse que Alysson Bestene representará a sigla no pleito: “Tô com ele, vou com ele e vou botar pra cima a partir do dia 5”.

Imagem2

Tramitação

O projeto de lei que visa subsidiar o preço do querosene de aviação na região Norte está a pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. O PL 4388/2023, de autoria do senador Alan Rick (União-AC), propõe o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para baratear o combustível utilizado por aviões na região.

Vantagens

De acordo com o senador acreano, o alto custo do querosene de aviação é um dos principais obstáculos para a ampliação da malha aérea no Norte do país. Ele argumenta que há uma quantia significativa de recursos parados no FNAC, o que poderia ser utilizado para subsidiar o combustível e contribuir para o desenvolvimento do setor na região.

Racionaldade

“Estamos possibilitando, com a utilização de uma pequena parte do FNAC, o subsídio ao querosene de aviação na região da Amazônia Legal, na região Norte. O sofrimento do povo do Norte tem que ser erradicado, e esta é uma maneira do Brasil cumprir seu papel de redução das desigualdades regionais”, afirmou o senador.

Fonte

O FNAC é abastecido com recursos provenientes da privatização de aeroportos e tem como finalidade o desenvolvimento do setor de aviação civil e o fomento ao turismo.

Recursos

Ainda sobre o senador Alan Rick (UB), ontem, terça-feira, 2, em evento realizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, no Via Verde Shopping, o parlamentar anunciou R$ 14 milhões em emendas para atendimento de autistas na capital e no interior.

Bem comum

O montante será disponibilizado para as secretarias do estado e municípios realizarem os investimentos necessários de modo que garantam, principalmente, terapias especializadas em todo o estado e a realização de exames complementares.

Extensão

Além do investimento em terapias e exames, Alan Rick destacou outras ações viabilizadas pelo mandato, como a entrega de uma Van adaptada para o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) fazer o transporte dos pacientes e acompanhantes da APAE Cruzeiro do Sul que passará a realizar atendimentos de psicomotricidade para crianças autistas do Juruá.

Apoio

Além do apoio à Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul (APAA), os recursos se estenderão à Associação Família Azul de Senador Guiomard (ASFAG); ao Centro de Tratamento de Integração Social (CENTRIN) de Tarauacá.

Imagem3

Poço de mágoas

É corrente no meio político de Brasília que o senador Sérgio Moro (UB) é um poço até aqui de mágoas em relação ao ex-presidente e ex-chefe Jair Bolsonaro (PL). A grande mágoa de Sergio Moro com Jair Bolsonaro se dá pelo fato de o ex-presidente não ter se empenhado para fazer o PL desistir da ação que pede a cassação de seu mandato de senador. Membros da cúpula do partido relataram, porém, que Bolsonaro pediu ao mandachuva do PL, Valdemar Costa Neto, que declinasse da iniciativa.

Negativa

A resposta que o ex-presidente recebeu, segundo membros da sigla, foi a de que o PL não desistiria do processo, porque empregou dinheiro público na ação e isso poderia acarretar em alguma sanção para o partido. O argumento não convenceu ninguém, mas deixou evidente os planos do PL para Moro.

Reflexões

Integrantes do partido relatam que a opção de o PL não recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , caso o senador seja absolvido no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, já chegou a ser discutida. Nesta quarta-feira, será retomado o julgamento no TRE, que pode culminar em sua cassação.

Negativa

Procurado pela coluna, o advogado do PL, Bruno Cristaldi, disse que essa hipótese não está no radar: “Nunca chegou nada nesse sentido para mim. Vamos seguir com a ação e ir até o fim. Qualquer orientação para desistir da ação me surpreenderia, pois quando acionamos a Justiça, tínhamos ciência das dificuldades que seriam colocadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e avaliamos que o processo deve ser decidido no TSE”.